-
ele quer a incorreta então é descarte.
-
Ué!! Não entendi...
No arquivo corrente, pode-se haver descarte, eliminação do docto, se ele não for mais necessário. Não é isso??
E outra, o arquivamento não é no permanente??
Realmente, não entendi. Se alguém puder explicar...
-
VEJA COMIGO! A INTERPRETAÇÃO DO ENUNCIADO. VAMOS TER AS TRÊS IDADES DOCUMENTAIS. CORRENTE, INTERMEDIARIA E PERMANENTE. AGORA EU PERGUNTO, O DOCUMENTO PODE IR PRA FASE PERMANENTE SEM PRECISAR PASSAR PELA FASE INTERMEDIARIA? SIM CLARO! E ISSO VAI OCORRER POR MEIO DO "RECOLHIMENTO".
COMO O PRÓPRIO COLEGA COMENTOU "MAS NÃO PODEMOS TER A ELIMINAÇÃO NA FASE CORRENTE?" A RESPOSTA É NÃO,MAS POR QUE? VEJA BEM O ENUNCIADO". PARA OS DOCUMENTOS SEREM ELIMINADOS ELES VÃO PRECISAR SER RECOLHIDOS PRIMEIRAMENTE! AI É QUE ENTRA A PERGUNTA DO NOSSO COLEGA, OU SEJA, OS DOCUMENTOS PODEM NASCER CORRENTES E AMANHAM, POR EXEMPLO, SEREM RECOLHIDOS DIRETAMENTE PARA A FASE PERMANENTE ONDE REALMENTE VAI OCORRER O PROCESSO DE DESCARTE OU PRESERVAÇÃO!
ERROS COMENTEM.
GAB: D
-
Nunca que um arquivo corrente primeiro deve ser recolhido para só depois ser descartado, como disse o amigo ali.
Pode ser criado hoje e amanhã, se verificado que ele servirá com uso esporádico, torna-se um arq. intermediário, por meio da transferência. Se o corrente não mais servir para o trabalho, mas tiver valor histórico/pesquisa etc, é recolhido ao permanente
E ainda: se for constatado que o corrente, após ser utilizado, não terá mais valor algum, pode ser imediatamente descartado
Por fim, recolhimento é sempre transformar um arquivo em permanente. E, como bem sabemos, nenhum permanente, em nenhuma hipótese, pode ser eliminado/descartado
-
Alguém pode explicar essa questão? Também não entendi.
-
Acredito que a banca está querendo saber se o candidato conhece as etapas da Gestão documental, as quais somente ocorrem nos arquivos correntes e intermediários.
Segundo a lei 8.159
Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
>Protocolo é o setor responsável pelo recebimento, registro, distribuição, tramitação e expedição de documentos.
>O Protocolo faz parte da fase utilização da gestão de documentos.
> A eliminação não é uma etapa da gestão documental, é uma consequência que pode ocorrer aos arquivos correntes e intermediários que não tenham mais serventia para a organização.
>Entretanto, o enunciado da questão está bem confuso e acho que deveria ter sido anulada.
Equívocos, avisem-me.
-
PRINCIPAIS ATIVIDADES DO ARQUIVO CORRENTE (PADECE)
P-ROTOCOLO
A-RQUIVAMENTO
D-ESTINAÇÃO
E-XPEDIÇÃO
C-ONSULTA
E-MPRÉSTIMO
FONTE: MINHAS NOTAS
-
arquivo corrente ou transfere para o intermediário ou recolhe para o permanente.
no intermediária é possível a eliminação (descarte).