-
Gab. E
Pense num exemplo prático para ajudar.
-
A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre as características dos serviços. Vejamos o que o autor citado leciona e em seguida julguemos os itens apresentados e, em decorrência deles, marquemos a alternativa que apresenta a sequência correta.
Os serviços apresentam as seguintes características: são intangíveis, inseparáveis, heterogêneos e simultâneos. Las Casas (2004, p 24-25) descreve,
“Intangibilidade: a característica de intangibilidade significa que os serviços são abstratos;
Inseparabilidade: o aspecto da inseparabilidade dos serviços refere-se a outro importante determinante mercadológico de comercialização. Não se pode produzir ou estocar serviços como se fossem bens. Geralmente, os serviços são prestados quando vendedor e comprador estão frente a frente. Por isso é necessária uma capacidade de prestação de serviço antecipada;
Heterogeneidade: refere-se à impossibilidade de se manter a qualidade do serviço constante. Os serviços são produzidos pelo ser humano, que é por natureza instável, a qualidade da produção será também instável;
Simultaneidade: a simultaneidade dos serviços nos diz que produção e consumo ocorrem ao mesmo tempo e, sendo assim, será necessário sempre considerar o momento de contato com a clientela como fator principal de qualquer esforço mercadológico.”
Após analisar o que o autor apresenta, podemos concluir que a alternativa correta é a letra "E".
GABARITO: E
Fonte: LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Qualidade total em serviços: conceitos, exercícios, casos práticos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
-
Segundo a maior parte dos autores de administração de serviços, existem quatro características que diferenciam os serviços dos bens: a) variabilidade, b) inseparabilidade, c) perecibilidade, d) intangibilidade.
Todas as afirmações estão corretas. Heterogêneos representa a sujeição à variabilidade e simultâneos indica a inseparabilidade entre produção e consumo dos serviços.
Gabarito: E
-
As características do serviço público incluem 4 fatores, são eles:
- Intangível: O serviço público representa uma prestação, algo que não pode ser palpável ou tocado, ou seja, é uma situação imaterial, não possui um produto físico.
Ex.: O atendimento médico, uma consulta jurídica, uma aula, etc.
- Inseparável: O serviço não pode ser apartado da pessoa ou figura que o presta, um necessita do outro para existir e cumprir o papel a que se destina.
Ex.: Uma aula não pode ser ministrada sem um professor.
- Heterogêneo (ou variável): O serviço possui variações, ele se altera conforme as condições em que é prestado, assumindo uma prestação heterogênea a depender do prestador, do público alvo, dos padrões de atendimento da empresa, etc.
Ex.: Imagine um atendimento médico. Ele será variável conforme as exigências de cada paciente ou conforme o procedimento de cada médico.
-Simultâneo: O serviço perece (deixa de existir) no momento em que se encerra. Ou seja, ao mesmo tempo em que ele termina deixa de existir.
Ex.: O atendimento de um advogado só será cobrado pelo tempo em que durar, após seu término ele se encerra e deixa de ser prestado.
-
Eu não entende foi nada, o que é las casas?
-
Las Casas é um autor de administração