SóProvas


ID
4035067
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Coremas - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao situar a particularidade da profissão na divisão sociotécnica do trabalho, essa forma de compreender o surgimento do Serviço Social contribui para a apreensão do significado sócio-histórico da profissão e de sua instrumentalidade. Permite apreender a instrumentalidade da profissão como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra "E".

    Espero ter ajudado!!!

  • Gabarito: E

    segundo Guerra: A instrumentalidade, não se refere apenas ao conjunto de instrumentos e técnicas, ao contrário, tem a ver com uma propriedade da profissão, construída e reconstruída no processo histórico do Serviço Social.

    “Na medida que os profissionais utilizam, criam, adequam as condições existentes, transformando-as em meios/instrumentos para a objetivação das intencionalidades, suas ações passam a ser portadoras de instrumentalidade

  • onde tá o erro da letra b?

  • Sobre a letra B - Segundo Guerra (2000, p. 5), o tema Instrumentalidade do Serviço Social parece referir-se ao conjunto daqueles meios e instrumentos imprescindíveis ao agir profissional, através dos quais os assistentes sociais podem passar da mera intencionalidade (finalidades, teleologia ou prévia-ideação) para a efetivação de ações profissionais. Porém, uma reflexão mais acurada sobre o termo instrumentalidade nos faria perceber que o sufixo "idade" tem a ver com a capacidade, qualidade ou propriedade de algo. Com isso infere-se que falar de instrumentalidade do Serviço Social remete a uma determinada capacidade ou propriedade que a profissão adquire na sua trajetória sócio-histórica, como resultado do confronto entre teleologias e causalidades.

  • Sobre a letra E - Os meios de trabalho do assistente social são os instrumentos e técnicas, recursos materiais, intelectuais por meio dos quais realiza a ação profissional sobre o objeto. Os meios de trabalho pelos quais decifra e intervém na realidade social não devem ser vistos como mero uso dos meios e instrumentos, mas partindo da intenção para ação, sobretudo utilizando-os para a satisfação de necessidades e alcance dos objetivos e finalidades, ou seja, o quê, para quê, como, por que fazer. Assim instrumentalidade é entendida como [...] um conjunto de condições que a profissão cria e recria no exercício profissional e que diversifica em função de um conjunto de variáveis como: espaço sócioocupacional, o nível de qualificação de seus profissionais, os projetos profissionais e societários hegemônicos, a correlação das forças sociais, dentre outros. (GUERRA, 2000, p.20). 

  • Gente, como ta horrível de estudar por aqui, sem os comentários dos professores.

  • Queremos comentários dos professores!