A questão em apreço apresenta alguns termos usados no âmbito das organizações. Vamos analisar as alternativas em busca daquele que representa o direito legal que os líderes têm de gerenciar os indivíduos de uma equipe. Vamos lá.
A - INCORRETA. A Hierarquia é responsável por dividir a organização em níveis de autoridade. O volume de autoridade aumenta à medida que sobe na escala hierárquica.
B - INCORRETA. Responsabilidade significa o dever de desempenhar a tarefa ou atividade para a qual o indivíduo foi designado.
C - CORRETA. Autoridade pode ser entendida como um poder formal, consiste no poder de dar ordens, de comandar outros, para que façam ou deixem de fazer algo.
D - INCORRETA. Não é tão fácil achar um definição exara para Competência, os autores costumam apresentar diferentes. Uma delas é que competências são um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que afetam o trabalho e o desempenho do indivíduo.
E - INCORRETA. Para Chiavenato (2014), a liderança é "a influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos".
Depois de analisar cada um dos itens, percebemos que o direito legal de que os líderes possuem de gerenciar os indivíduos de uma equipe é chamado de Autoridade, alternativa "C".
GABARITO: C
Fonte: CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9° ed. Barueri, SP: Manole, 2014.
Autoridade e responsabilidade:
A autoridade envolve o direito de dar ordens e de se fazer obedecer. No entanto, não existe autoridade sem responsabilidade. É uma via de mão dupla. Onde alguém recebeu a autoridade para fazer algo, existirá também a responsabilidade por parte desta pessoa em se fazer direito o que lhe foi delegado. Existem diferenças entre a autoridade estatuária, que é aquela que é inerente ao cargo que a pessoa ocupa, e a autoridade pessoal, que é aquela atribuída baseada em características pessoais tais como experiência, inteligência, idade, etc.