SóProvas


ID
403690
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O planejamento de uma obra é a preparação para a sua execução, em que é feito o orçamento e a programação da obra. O orçamento é realizado com a finalidade de compreender as questões econômicas, e a programação consiste em distribuir as atividades no tempo. No que diz respeito ao orçamento de uma obra, julgue os itens seguintes.

As despesas indiretas são aquelas que não aparecem nas composições de custos unitários do orçamento, por não se ter interesse em discriminá-las ou, simplesmente, pela dificuldade em medi-las.

Alternativas
Comentários
  • A questão foi considerada CERTA, do que discordo veementemente. As despesas indiretas realmente não aparecem nas composições de custos unitários do orçamento, mas NÃO por falta de interesse em discriminá-las ou pela dificuldade em medi-las, e sim porque não estão associadas diretamente aos serviços a serem executados. Não compreendo por que o gabarito não foi alterado.
  • Pela dificuldade em medi-las. Seria na adm Central, na qual compõe o BDI.

  • concordo totalmente com o comentário do Roberto.

     

    a única "explicação" que achei para essa resposta absurda consta no site https://construfacilrj.com.br/beneficios-e-despesas-indiretas-bdi/

    "O BDI é o elemento que tem a função de complementar o orçamento discriminado, incluindo as verbas que não podem ou que não se deseja que sejam discriminadas. Alguns custos são de difícil medição, sugerindo a indicação de valores estimados. Por outro lado, a empresa pode não ter interesse em expor ao cliente elementos como o lucro pretendido ou os custos do escritório. O BDI é incluído como um percentual, aplicado sobre todos os preços unitários do orçamento, ou  como uma verba geral, incluída ao final, ou um misto destas duas formas."

  • "por não se ter interesse em discriminá-las"

    Quem não tem interesse de saber de onde vêm seus gastos ?

  • Hahahahahah essa foi boa!!