SóProvas


ID
404194
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Quando se consideram os efeitos do calor sobre o corpo humano, o conforto térmico depende, entre outras condições, da sensibilidade das pessoas, da localização geográfica, de aspectos climáticos, de hábitos individuais e da alimentação. Por outro lado, a sobrecarga térmica é função da quantidade de energia que o organismo dissipa para atingir o equilíbrio térmico. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.

O conforto térmico pode ser avaliado considerando-se a temperatura efetiva, e a sobrecarga térmica pode ser avaliada por meio do índice de bulbo úmido e temperatura de globo.

Alternativas
Comentários
  • certíssimo, temperatura efetiva 20° a 23° é para conforto térmico, não tem como objetivo deixar o ambiente insalubre ou salubre, aqui nos falamos de outros quesitos, como um ambiente confortável, tem mais rendimento, menos doença, menos afastamento, etc.


    sobrecarga térmica é feito com a utilização de um índice (IBUTG) com base na NR 15, no anexo referente a calor (acho que é o 3), nesse caso ele tem caráter quantitativo, e através de laudo de insalubridade, pode deixar o ambiente salubre ou insalubre.