SóProvas


ID
4042645
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Viadutos - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre avaliação formativa, de acordo com ZABALA, analisar os itens abaixo:

I. A avaliação inicial possibilita ao professor conhecer o que o aluno sabe, o que ele sabe fazer e como é, é o ponto de partida que deve nos permitir, em relação aos objetivos e conteúdos de aprendizagem previstos, estabelecer o tipo de atividades e tarefas que têm que favorecer a aprendizagem de cada estudante.
II. O conhecimento de como cada aluno aprende ao longo do processo ensino/aprendizagem, para se adaptar às novas necessidades que se colocam, é o que se pode denominar avaliação reguladora.
III. O aperfeiçoamento da prática educativa é o objetivo básico de todo educador. Esse aperfeiçoamento é entendido como meio para que todos os alunos consigam o maior grau de competências, conforme suas possibilidades reais.
IV. O conhecimento de como os estudantes aprendem é, em primeiro lugar, um meio para ajudá-los em seu crescimento e, em segundo lugar, é o instrumento que tem que permitir ao professor melhorar sua atuação na aula.


Estão CORRETOS:

Alternativas
Comentários
  • A avaliação é um processo em que sua primeira fase se denomina avaliação inicial.

    O conhecimento do que cada aluno sabe, sabe fazer e como é, é o ponto de partida que deve nos permitir, em relação aos objetivos e conteúdos de aprendizagem previstos, estabelecer o tipo de atividades e tarefas que têm que favorecer a aprendizagem de cada menino e menina. Assim, pois, nos proporciona referências para definir uma proposta hipotética de intervenção, a organização de uma série de atividades de aprendizagem que, dada nossa experiência e nosso conhecimento pessoais, supomos que possibilitará o progresso dos alunos. Mas não é mais do que uma hipótese de trabalho, já que dificilmente a resposta a nossas propostas será sempre a mesma, nem a que nós esperamos. A complexidade do fato educacional impede dar, como respostas definitivas, soluções que tiveram bom resultado anteriormente. Não apenas os alunos são diferentes em cada ocasião, como as experiências educacionais também são diferentes e não se repetem. Isto supõe que, no processo de aplicação, em aula, do plano de intervenção previsto, será necessário adequar às necessidades de cada aluno as diferentes variáveis educativas: as tarefas e as atividades, seu conteúdo, as formas de agrupamento, os tempos, etc. Conforme se desenvolva o plano previsto e conforme a resposta dos meninos e meninas a nossas propostas, haverá que ir introduzindo atividades novas que comportem desafios mais adequados e ajudas mais contingentes. O conhecimento de como cada aluno aprende ao

    longo do processo de ensino/aprendizagem, para se adaptar às novas

    necessidades que se colocam, é o que podemos denominar avaliação reguladora.