SóProvas


ID
4045219
Banca
FAEPESUL
Órgão
Prefeitura de São João Batista - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015
Assuntos

Segundo o Código de Processo Civil, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  •  Art. 998. O recorrente poderá, a qualquer tempo, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso.

  • CPC

    Segundo o Código de Processo Civil, assinale a alternativa incorreta:

    A) O recorrente poderá, a qualquer tempo, com a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso; ERRADA

    Art. 998. O recorrente poderá, a qualquer tempo, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso.

    B) O recurso pode ser interposto pela parte vencida, pelo terceiro prejudicado e pelo Ministério Público, como parte ou como fiscal da ordem jurídica; CORRETA

    Art. 996. O recurso pode ser interposto pela parte vencida, pelo terceiro prejudicado e pelo Ministério Público, como parte ou como fiscal da ordem jurídica.

    C) A renúncia ao direito de recorrer independe da aceitação da outra parte; CORRETA

    Art. 999. A renúncia ao direito de recorrer independe da aceitação da outra parte.

    D) O recurso interposto por um dos litisconsortes a todos aproveita, salvo se distintos ou opostos os seus interesses; CORRETA

    Art. 1.005. O recurso interposto por um dos litisconsortes a todos aproveita, salvo se distintos ou opostos os seus interesses.

    E) O julgamento proferido pelo tribunal substituirá a decisão impugnada no que tiver sido objeto de recurso. CORRETA

    Art. 1.008. O julgamento proferido pelo tribunal substituirá a decisão impugnada no que tiver sido objeto de recurso.

  • DESISTÊNCIA

    impede o direito de recorrer

    independe de aceitação

    sentença homologatória

     alternativa incorreta: (A)

  • A DESISTÊNCIA DO RECURSO INDEPENDE DA ACEITAÇÃO DA PARTE DIVERSA OU LITISCONSORTE.

  • Tanto a desistência como a renúncia ao recurso é ato unilateral da parte. 

  • O principal meio de impugnação das decisões judiciais são os recursos. A questão exige do candidato o conhecimento de suas disposições gerais, as quais constam nos arts. 994 a 1.008, do CPC/15.  

    Alternativa A) Ao contrário do que se afirma, a renúncia ao direito de recorrer independe da anuência das outras partes. É preciso lembrar que renúncia é ato unilateral, que independe tanto de aceitação de qualquer outra parte quanto de homologação judicial. Nesse sentido, dispõe o art. 998, caput, do CPC/15: "O recorrente poderá, a qualquer tempo, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso". Afirmativa incorreta.

    Alternativa B) Sobre a legitimidade para recorrer, dispõe o art. 996, do CPC/15: "O recurso pode ser interposto pela parte vencida, pelo terceiro prejudicado e pelo Ministério Público, como parte ou como fiscal da ordem jurídica. Parágrafo único. Cumpre ao terceiro demonstrar a possibilidade de a decisão sobre a relação jurídica submetida à apreciação judicial atingir direito de que se afirme titular ou que possa discutir em juízo como substituto processual". Alternativa correta.

    Alternativa C) Vide comentário sobre a alternativa A.Afirmativa correta.

    Alternativa D)
    É certo que o art. 1.005, do CPC/15, dispõe que "o recurso interposto por um dos litisconsortes a todos aproveita, salvo se distintos ou opostos os seus interesses. Afirmativa correta.  

    Alternativa E) Segundo o art. 1.008, do CPC/15, "o julgamento proferido pelo tribunal substituirá a decisão impugnada no que tiver sido objeto de recurso". Trata-se do efeito substitutivo do recurso, que determina que a decisão proferida no recurso (juízo ad quem) substituirá a decisão recorrida (proferida pelo juízo a quo). Afirmativa correta.  

    Gabarito do professor: Letra A.