SóProvas


ID
4048591
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Câmara de Rio Branco - AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Esqueça sua data de nascimento: é a idade
biológica que diz quantos anos você realmente
tem

    Não é difícil conhecer alguém com a mesma idade que a sua, mas comportamentos totalmente diferentes. Seja em relação ao jeito de ser, de pensar ou de cuidar do corpo, às vezes parece muito claro que, apesar de terem nascido no mesmo ano, muitas pessoas parecem ter idades completamente distintas.
    A novidade é que, agora, talvez essa impressão passe a ser um fato. Pesquisadores americanos, ingleses e suecos do King’s College, em Londres, afirmam que a idade biológica é um dado mais útil do que a data de nascimento de uma pessoa.
         Eles chamam de idade biológica um conjunto de fatores usados para determinar quantos anos alguém realmente tem. Cientificamente, pode-se descobrir o ritmo de envelhecimento de um indivíduo, o risco do desenvolvimento de doenças (principalmente as neurológicas) e até estabelecer a “juventude” de um órgão a ser doado. Para saber tudo isso, só é necessária uma amostra de sangue. 
      “Há uma marca de envelhecimento saudável que é comum a todos os nossos tecidos e parece ser uma previsão para uma variedade de coisas, incluindo a longevidade e comprometimento cognitivo. Parece que, depois de 40 anos, você pode usar isso como um guia para estabelecer quão bem uma pessoa está envelhecendo”, disse à BBC o professor Jamie Timmons.
     Foi feita uma pesquisa com um grupo de homens que foram acompanhados durante duas décadas, até os 70 anos. Os responsáveis pelo estudo conseguiram distinguir os que estavam envelhecendo normalmente e os que tinham uma probabilidade até 45% maior de morrerem.
     Uma das constatações que mais chama atenção nesta pesquisa é a afirmação dos pesquisadores de que saúde e idade não estão diretamente ligadas. O sedentarismo, por exemplo, pode fazer muito mal à saúde, mas não necessariamente tem a ver com o envelhecimento do organismo. O mais importante para avaliar a saúde de alguém é observar a combinação entre seu estilo de vida e sua idade biológica. 
     Ainda não foram descobertas formas de retardar o envelhecimento, mas o objetivo da pesquisa é mais focado em alertar e prevenir contra doenças que podem ser tratadas de forma muito mais rápida e eficiente em pacientes que já demonstrem ter pré-disposição para o desenvolvimento delas, como Alzheimer e câncer.

Disponível em:<https://br.vidaestilo.yahoo.com/post/129226924080/
esque%C3%A7a-sua-data-de-nascimento-%C3%A9-a-idade>. Aces-
so em: 26 mar. 2016.  

As palavras “sueco”, “jeito” e “quão” apresentam, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Não está correto , colega!

    Errei essa questão e fui pesquisar. O próprio gabarito da prova foi alterado. Também já alertei o qc para fazer alteração, sugiro fazerem o mesmo.

    Su-e-co 》hiato

    Jei-to 》ditongo

    Quão 》tritongo

  • Que viagem é essa Hoana Santos, kkkk

  • GABARITO: "B) um hiato, um ditongo e um tritongo."

    Sueco: hiato, duas vogais em sílabas diferentes (SU-E-CO)

    Jeito: ditongo oral decrescente, uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba (JEI-TO)

    Quão: tritongo nasal, uma semivogal, uma vogal e outra semivogal juntas (QUÃO)

  • A questão em tela versa sobre o assunto fonética e fonologia. Teremos que classificar as palavras abaixo em ditongo, tritongo e hiato. Vejamos o conceito:

    HIATOS. Dá-se o nome de hiato ao encontro de duas vogais. Assim, comparando-se as palavras pais (plural de pai) país (região), verificamos que: a) na primeira, o encontro "ai" soa numa só sílaba: [pai) na segunda, o "a" pertence a uma sílaba e o "i" a outra: [pai].

    DITONGOS. O encontro de uma vogal + uma semivogal, ou de uma semivogal + uma vogal recebe o nome de ditongo. Ex: pai, céu, muito

    TRITONGOS Denomina-se tritongo o encontro formado de semivogal + vogai. + semivogal. Ex: uruguai

    Após vermos os conceito, podemos analisar cada palavra. Analisemos:

    “sueco”

    A palavra tem sua divisão silábica da seguinte forma: SU- E- CO. A divisão é feita dessa forma, porque são duas vogais e ficam separadas nas silabas. Dessa forma é o que chamamos de hiato.

    “jeito”

    A palavra tem sua divisão silábica da seguinte forma: JEI- TO. A divisão silábica é feita dessa forma, porque o "ei" são respectivamente vogal e semivogal e ficam na mesma sílaba. Dessa forma chamamos de ditongo.

    “quão”

    A palavra tem sua divisão silábica da seguinte forma: Quão. Não há divisão de sílabas, pois temos respectivamente semivogal, vogal e semivogal. Assim chamamos de tritongo.

    A sequência correta ficou assim: hiato, ditongo e tritongo.

    Referência bibliográfica.

    CUNHA, Celso Nova. Gramática do português contemporâneo / Celso Cunha, Lindley Cintra. - 7 ed— Rio de Janeiro : Lexikon, 2017.

    GABARITO: B

  • Sempre achei que JEITO seria um hiato.

  • sempre achei que jeito era hiato

  • Exceções: A vogal só será u-e quando forma sílaba sozinha ou seguida de consoante. Exemplos: cru-el.

    FONTE: https://www.separaremsilabas.com/index.php?lang=index.php&p=sueco&button=Separa%C3%A7%C3%A3o+das+s%C3%ADlabas

  • Desde quando "Quão" tem uma Semivogal + vogal + semivogal? , o "U" é uma semivogal, o "A" é uma Vogal, e o "O" é uma Vogal.

  • GABARITO B

    SU/E/CO - Hiato

    JEI/TO - Ditongo

    QUÃO - Tritongo

    A gente aprende na escola que semivogal só pode ser U e I mas isso não é verdade, somente o A nunca é semivogal.

    O A é sempre vogal mas:

    O, E, U/I/M/N/L e Ü podem ser semivogais.