SóProvas


ID
405034
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Considerando o caso de um paciente adulto jovem portador de
uma lesão traumato-ortopédica de mãos e dedos no lado direito,
sem fraturas, com comprometimentos musculares e articulares
importantes, julgue os itens subsequentes.

Se o paciente apresentar resultado positivo para o teste de Bunnel-Littler, deve ser dada atenção especial aos músculos intrínsecos da sua mão.

Alternativas
Comentários
  • Teste de Bunnell-Littler para avaliar a musculatura

    intrínseca.

  • O teste Bunnel-Littler diferencia o encurtamento dos interósseos da contratura capsular em pacientes com dificuldades para flexão da articulação interfalangenana proximal (AIP). A articulação metacarpofalangenana (AMF) é mantida em alguns graus de extensão. Se o paciente é incapaz de fletir a AIP, a AMF é então mantida em flexão e uma nova tentativa de fletir a AIP é realizada. No caso de encurtamento dos músculos interósseos, o paciente será capaz de fletir a AIP na segunda manobra. Porém se houver contratura capsular o paciente não conseguirá fletir a AMF em nenhuma das duas posições

  • este de Bunnell-Littler

    Posição do paciente: sentado, com a mão estendida sobre a maca.

    Descrição do teste: o terapeuta segura firmemente a mão do paciente e mantendo a articulação metacarpofalangeana em extensão, realiza a flexão da interfalangeana proximal. Caso consiga realizar a máxima flexão dessa articulação será sinal de que não há hipertonia dos músculos intrínsecos da mão.

    Sinais e sintomas: caso o terapeuta não consiga realizar a flexão nas articulações interfalangeanas proximais, significa que o paciente está com uma hipertonia da musculatura intrínseca da mão.