SóProvas


ID
4056406
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Nova Petrópolis - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Boschetti problematiza as teorias do planejamento e gestão no que tange à avaliação de políticas, programas e projetos. Considerando o propósito da autora, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A avaliação de políticas sociais deve se situar na compreensão do significado do papel do Estado e das classes sociais na construção dos direitos e da democracia.
( ) As políticas sociais são espaços de confrontação de tomadas de decisão, constituindo elementos de um processo complexo e contraditório de regulação política e econômica das relações sociais.
( ) A análise e avaliação de políticas sociais restringem-se à utilização primorosa de métodos e técnicas racionais e operativos, preocupados com a relação custo-benefício e a eficácia das políticas expressas nos indicadores de efetividade.
( ) A gestão qualificada das políticas sociais deve privilegiar os indicadores de impactos, uma vez que o trabalho técnico qualificado deve ater-se ao racionalismo.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

    (V ) A avaliação de políticas sociais deve se situar na compreensão do significado do papel do Estado e das classes sociais na construção dos direitos e da democracia.

    ( F) As políticas sociais são espaços de confrontação de tomadas de decisão, constituindo elementos de um processo complexo e contraditório de regulação política e econômica das relações sociais.

    As políticas sociais não são apenas espaços de confrontação de tomadas de decisão, mas constituem elementos de um processo complexo e contraditório de regulação política e econômica das relações sociais (BEHRING; BOSCHETTI, 2006). 

    (F ) A análise e avaliação de políticas sociais restringem-se à utilização primorosa de métodos e técnicas racionais e operativos, preocupados com a relação custo-benefício e a eficácia das políticas expressas nos indicadores de efetividade.

     Nesse sentido, a análise e avaliação de políticas sociais ultrapassam a mera disposição e utilização primorosa de métodos e técnicas racionais e operativos, preocupados com a relação custo-benefício ou com a eficiência e eficácia. A avaliação de políticas sociais deve se situar na compreensão do significado do papel do Estado e das classes sociais na construção dos direitos e da democracia. 

    (F ) A gestão qualificada das políticas sociais deve privilegiar os indicadores de impactos, uma vez que o trabalho técnico qualificado deve ater-se ao racionalismo.

    Ao privilegiar os impactos das políticas sociais, as análises pluralistas se habituaram ao racionalismo tecnocrático que busca enxergar a eficiência e eficácia, sem discutir a (im)possibilidade de justiça social e equidade no capitalismo, e limitando-se a demonstrar os parcos e limitados impactos de programas específicos em situações bem delimitadas histórica e socialmente. 

    Texto: Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais de Ivanete Boschetti. Livro CFESS (2009).

    http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/V6W3K9PDvT66jNs6Ne91.pdf