SóProvas


ID
4056496
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Guaratinguetá - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com base no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional- SISVAN: Realizar o diagnóstico coletivo é conhecer a situação de saúde e nutrição de uma coletividade, quer seja de pessoas atendidas nos serviços de saúde (clientela), quer seja da população de determinada região geográfica (comunidade).Fazem parte do diagnóstico coletivo: EXCETO:

Alternativas
Comentários
  •  O DIAGNÓSTICO COLETIVO

    Realizar o diagnóstico coletivo é conhecer a situação de saúde e nutrição de uma coletividade, quer seja de pessoas atendidas nos serviços de saúde (clientela), quer seja da população de determinada região geográfica (comunidade). O principal objetivo de fazer um diagnóstico coletivo é que as informações coletadas propiciem ações efetivas ao controle de agravos à saúde, assim como possibilitem a proteção à a saúde, a prevenção de doenças e a recuperação da saúde da população.

    Coleta de Dados: A coleta de dados de uma dada localidade deve considerar o modelo de organização da atenção à saúde no local e a disponibilidade de recursos (humanos, financeiros e de infra-estrutura). Os procedimentos da coleta de dados englobam a adequada aferição das medidas antropométricas, a correta classificação e diagnóstico nutricional individual e a devida anotação nos formulários do SISVAN.

    Consolidação dos Dados: Essa etapa visa a totalizar os dados coletados e ordená-los para o cálculo das freqüências totais e percentuais. Todo esse processo é informatizado pelo SISVAN, oferecendo relatórios pré-estabelecidos para os níveis federal, estadual, municipal e individual.

    Análise dos Dados: É a etapa em que ocorre a transformação dos dados coletados em informação, isto é, após o tratamento destes dados coletados, eles serão manuseados para serem aproveitados na geração de informações. Faz-se necessário interpretar as informações, compreendendo suas potencialidades e limitações. Divulgação das Informações: Uma informação deve ter como desfecho sua divulgação, fechando um ciclo de comunicação. No SISVAN, o uso das informações resultantes da análise orienta as ações a serem desencadeadas. A equipe responsável pela divulgação deve ter habilidade para traduzir os resultados obtidos e divulgá-los com clareza, orientando a tomada de decisões. Exemplos de divulgação escrita das informações: informe, boletim, relatórios, folders, cartazes, outros.

    SISVAN - 2004