SóProvas


ID
4056940
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Nova Petrópolis - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional, além de ter implicações na saúde física e psíquica da mãe. Em relação à lactação, assinale a alternativa correta, de acordo com o Caderno de Atenção Básica nº 23 – Nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar.

Alternativas
Comentários
  • A mama, na gravidez, é preparada para a amamentação (lactogênese fase I) sob a ação de diferentes hormônios. Os mais importantes são o ESTROGÊNIO, responsável pela ramificação dos ductos lactíferos, e o progestogênio, responsável pela formação dos lóbulos.

    Com o nascimento da criança e a expulsão da placenta, há uma queda acentuada nos níveis sanguíneos maternos de PROGESTOGÊNIO com consequente liberação de PROLACTINA, pela hipófise anterior, iniciando a lactogênese fase II e a secreção do leite.

    Grande parte do leite de uma mamada é produzida enquanto a criança mama, sob o estímulo da PROLACTINA. A OCITOCINA liberada principalmente pelo estímulo provocado pela sucção da criança também é disponibilizada em resposta a estímulos condicionados, tais como visão, cheiro e choro da criança, e a fatores de ordem emocional, como motivação, autoconfiança e tranquilidade. Por outro lado, a dor, o desconforto, o estresse, a ansiedade, o medo, a insegurança e a falta de autoconfiança podem inibir a liberação da ocitocina, prejudicando a saída do leite da mama.

    A secreção de leite é pequena, e vai aumentando gradativamente: cerca de 40-50 mL no primeiro dia, 300-400 mL no terceiro dia, 500-800 mL no quinto dia, em média