- 
                                Assertiva E Pelos cartazes impressos em letras garrafais, confirmava-se a auspiciosa notícia.   -> Se anunciou pelos cartazes que estrearia uma excelente companhia dramática. -> Tinha falado-se na vinda da companhia, mas ninguém tinha certeza disso -> Evidentemente certificaram-se todos de que a companhia anunciada era a melhor. -> Ninguém dizia-se totalmente certo de que a companhia de teatro viesse à cidade. 
- 
                                  Não se inicia frase ou sentença com pronome obliquo átono. Ex: “me disseram assim...” (errado) “disseram-me assim...” (certo)       
- 
                                a) Se anunciou pelos cartazes que estrearia uma excelente companhia dramática. Não se usa próclise no início do período.   b) Tinha falado-se na vinda da companhia, mas ninguém tinha certeza disso. Não se admite ênclise com verbo no particípio.   c) Evidentemente certificaram-se todos de que a companhia anunciada era a melhor. O advérbio é um dos fatores de próclise. No caso o advérbio "Evidentemente" atrai o pronome oblíquo. O correto seria: Evidentemente se certificaram...   d) Ninguém dizia-se totalmente certo de que a companhia de teatro viesse à cidade. O pronome indefinido é um dos fatores de próclise. O correto seria: "Ninguém se dizia..."   e) Pelos cartazes impressos em letras garrafais, confirmava-se a auspiciosa notícia. A alternativa "E" é o gabarito da questão.     O primeiro passo é acreditar! 
- 
                                Depois do "ADO" e "IDO" nada é metido 
- 
                                Gabarito: LETRA E Complementando... Sempre quando tiver palavra atrativa obrigatoriamente os Pronomes Oblíquos Átonos [me – te – se – nos – vos – lhe - lhes] [o – a – os – as – e derivados] deverão ficar "logo depois" da palavra atrativa. Palavras Atrativas: 1) Palavras de sentido negativo: Você nem se preocupou com meus problemas!  2) Advérbios: Aqui se pode viver tranquilamente. 3) Pronomes Indefinidos: Alguém me telefonou? 4) Pronomes Interrogativos: Que me falta conhecer? 5) Pronomes Relativos: A pessoa que te telefonou não se identificou. 6) Pronomes Demonstrativos Neutros: Isso o comoveu demais. 7) Conjunções Subordinativas: Chamava pelos nomes, conforme se lembrava deles. No caso da questão, o QUE se trata de um pronome relativo, ou seja, torna o caso obrigatório de próclise (Colocação antes do verbo)   Bons estudos!   
- 
                                A) Não se inicia frase com pronome oblíquo átono; B) Depois de ADO, nada será colocado. Após IDO, nada será metido C) EVIDENTEMENTE, advérbio, pronome, partícula atrativa. D) NINGUÉM, pronome indefinido é atrativo. É preciso ter disciplina, pois haverá dias que não estaremos motivados. 
- 
                                Lembrem-se: Depois de ADO, o pronome não será colocado e depois de IDO nunca será metido. Ou seja, depois de verbo no particípio terminados em ADO e IDO, nunca teremos a ênclise e, sim, a próclise. E isto torna a alternativa B errada. Vamos analisar as outras alternativas:   A) Não se inicia oração com pronome oblíquo;   B) Conforme explicação anterior;   C) Advérbio "evidentemente" exige a próclise por se tratar de partícula atrativa;   D) Pronome indefinido "Ninguém" exige a próclise por se tratar de partícula atrativa de próclise;   E) Alternativa correta.   GABARITO: E   "DESISTIR NUNCA; RETROCEDER JAMAIS. FOCO NO OBJETIVO SEMPRE." 
- 
                                A) Pronome não inicia oração B) Verbo principal no particípio recomenda ênclise após o verbo auxiliar. C) Advérbio "evidentemente" é fator de próclise. D) Pronome Indefinido ninguém"é fator de próclise. E) Gabarito. 
- 
                                GABARITO: LETRA E   COMPLEMENTO: ► O pronome oblíquo átono pode ocupar três posições em relação ao verbo com o qual se relaciona: a ênclise (depois do verbo); a próclise (antes do verbo); e a mesóclise (dentro do verbo). Por ser uma partícula átona, não inicia oração e, entre os verbos de uma locução, liga-se a um deles por hífen. PRONOMES ATÓNOS: - me, nos, te, vos, se, o(s), a(s), lhe(s); PRÓCLISE Na próclise, o pronome é colocado antes do verbo. Isso acontece quando a oração contém palavras que atraem o pronome: 1. Palavras que expressam negação tais como “não, ninguém, nunca”: Não o quero aqui. / Nunca o vi assim. 2. Pronomes relativos (que, quem, quando...), indefinidos (alguém, ninguém, tudo…) e demonstrativos (este, esse, isto…): Foi ela que o fez. / Alguns lhes deram maus conselhos. / Isso me lembra algo. 3. Advérbios ou locuções adverbiais: Ontem me disseram que havia greve hoje. / Às vezes nos deixa falando sozinhos. 4. Palavras que expressam desejo e também orações exclamativas: Oxalá me dês a boa notícia. / Deus nos dê forças. 5. Conjunções subordinativas: Embora se sentisse melhor, saiu. / Conforme lhe disse, hoje vou sair mais cedo. 6. Palavras interrogativas no início das orações: Quando te deram a notícia? / Quem te presenteou? MESÓCLISE Na mesóclise, o pronome é colocado no meio do verbo. Isso acontece com verbos do futuro do presente ou do futuro do pretérito, a não ser que haja palavras que atraiam a próclise: Orgulhar-me-ei dos meus alunos. (verbo orgulhar no futuro do presente: orgulharei); Orgulhar-me-ia dos meus alunos. (verbo orgulhar no futuro do pretérito: orgulharia). ÊNCLISE Na ênclise, o pronome é colocado depois do verbo. Isso acontece quando a oração contém palavras que atraem esse tipo de colocação pronominal: 1. Verbos no imperativo afirmativo: Depois de terminar, chamem-nos. / Para começar, joguem-lhes a bola! 2. Verbos no infinitivo impessoal: Gostaria de pentear-te a minha maneira. / O seu maior sonho é casar-se. 3. Verbos no início das orações: Fiz-lhe a pessoa mais feliz do mundo. / Surpreendi-me com o café da manhã. TODA MATÉRIA.   
- 
                                Depois do "ADO" e "IDO" nada é metido       
- 
                                Questão linda para fixar conteúdo.  
- 
                                
                            
- 
                                Gabarito E, os dois substitui 3ª pessoa do singular pronome pessoal reto "ELE,ELA": ⨠ Objetos Diretos ( a,o,lo(s),la(s),no(s),na(s) ), substitui palavras terminadas em: » R, S , Z = Lo(s) / La(s); » Nasal (m) = no(s) / na(s). ⨠ Objetos Indiretos = lhe, a eles, para em.  obs¹: algumas palavras como: quando, nunca/não/jamais, como atrai o pronome! obs²: depois de "ido" e "ado" não tem. 
- 
                                LETRA E 
- 
                                as vezes acerto outras erro e vamos seguindo. 
- 
                                Gabarito E   a) Se anunciou ... (Pronome obliquo átono não pode iniciar a oração) b) Tinha falado - se ... (Pronome no particípio não atrai próclise) Tinha se falado c) Evidentemente certificaram - se ... (Evidentemente é um advérbio que atrai próclise) Evidentemente se certificaram d) Ninguém dizia - se... (Ninguém é uma palavra negativa que atrai próclise) Ninguém se dizia 
- 
                                Letra A - ERRADA - Não se inicia frase com pronome oblíquo. A frase corrigida ficaria assim: Anunciou-se pelos cartazes que estrearia uma excelente companhia dramática.   Letra B - ERRADA - Não se emprega pronome oblíquo após verbo no particípio. A frase corrigida ficaria assim: Tinha-se falado na vinda da companhia, mas ninguém tinha certeza disso.   Letra C - ERRADA - O advérbio "Evidentemente" atua como fator de próclise, obrigando o pronome oblíquo a se posicionar antes do verbo. A frase corrigida ficaria assim: Evidentemente se certificaram todos de que a companhia anunciada era a melhor.   Letra D - ERRADA - O pronome indefinido e, ao mesmo tempo palavra negativa, "Ninguém" atua como fator de próclise, obrigando o pronome oblíquo a se posicionar antes do verbo. A frase corrigida ficaria assim: Ninguém se dizia totalmente certo de que a companhia de teatro viesse à cidade.   Letra E - CERTA - Após pausa, deve-se empregar a ênclise, resultando na construção "confirmava-se".   
- 
                                Depois de ADO e IDO nada é metido. Algumas pessoas escreveram isso e resolvi escrever tbm, de repente é uma nova regra do site e eu não estou sabendo... it contains sarcasm 
- 
                                  José Maria | Direção Concursos 26/03/2021 às 09:46 Letra A - ERRADA - Não se inicia frase com pronome oblíquo. A frase corrigida ficaria assim: Anunciou-se pelos cartazes que estrearia uma excelente companhia dramática. Letra B - ERRADA - Não se emprega pronome oblíquo após verbo no particípio. A frase corrigida ficaria assim: Tinha-se falado na vinda da companhia, mas ninguém tinha certeza disso. Letra C - ERRADA - O advérbio "Evidentemente" atua como fator de próclise, obrigando o pronome oblíquo a se posicionar antes do verbo. A frase corrigida ficaria assim: Evidentemente se certificaram todos de que a companhia anunciada era a melhor. Letra D - ERRADA - O pronome indefinido e, ao mesmo tempo palavra negativa, "Ninguém" atua como fator de próclise, obrigando o pronome oblíquo a se posicionar antes do verbo. A frase corrigida ficaria assim: Ninguém se dizia totalmente certo de que a companhia de teatro viesse à cidade. Letra E - CERTA - Após pausa, deve-se empregar a ênclise, resultando na construção "confirmava-se".   
- 
                                Cara, estudo há 6 anos+ pra concurso e ainda quase caio nessa do pronome depois de particípio... Oh casquinha de banana lisa!!! Por sorte, dessa vez passei raspando e acertei 
- 
                                A) Se anunciou pelos cartazes que estrearia uma excelente companhia dramática. (NÃO SE INICIA FRASE COM PRONOME) B) Tinha falado-se na vinda da companhia, mas ninguém tinha certeza disso. (ANTES DE ADO E IDO NADA É METIDO!) C) Evidentemente certificaram-se todos de que a companhia anunciada era a melhor. ( 1º O VERBO TERMINOU EM ÃO, ÕE ou M? → ADICIONE O NO/NA; 2º O EVIDENTEMENTE OBRIGA A PRÓCLISE) D) Ninguém dizia-se totalmente certo de que a companhia de teatro viesse à cidade. (O NINGUÉM OBRIGA O USO DA PRÓCLISE / PRÓCLISE OBRIGATÓRIA: COM PALAVRAS DE SENTIDO NEGATIVO (NÃO, NINGUÉM, JAMAIS)  E) Pelos cartazes impressos em letras garrafais, confirmava-se a auspiciosa notícia. (GABARITO) 
- 
                                auspicioso: Que dá esperança de bons efeitos; em que há boas consequências ou bons resultados; próspero: o desfecho da campanha foi auspicioso.   https://www.dicio.com.br/auspicioso/ 
- 
                                A Se anunciou pelos cartazes que estrearia uma excelente companhia dramática. Não pode próclise no inicio do período B Tinha falado -se na vinda da companhia, mas ninguém tinha certeza disso. Ado – ido = nada se mete C Evidentemente certificaram-se todos de que a companhia anunciada era a melhor. Adverbio atrativo D Ninguém dizia-se totalmente certo de que a companhia de teatro viesse à cidade. pronome indefinido é atrativo E Pelos cartazes impressos em letras garrafais, confirmava-se a auspiciosa notícia.