SóProvas


ID
4067524
Banca
Marinha
Órgão
Comando do 3º Distrito Naval
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 02 


Confrontos


Que é o Brasil entre os povos contemporâneos? Que são os brasileiros? [...]

Nós, brasileiros, [...] somos um povo em ser, impedido de sê-lo. Um povo mestiço na carne e no espírito, já que aqui a mestiçagem jamais foi um crime ou pecado. Nela fomos feitos e ainda continuamos nos fazendo. Essa massa de nativos oriundos da mestiçagem vive por séculos sem consciência de si, afundada na ninguendade. Assim foi até se definir como uma nova identidade étnico-nacional, a de brasileiros. Um povo, até hoje, em ser, na dura busca de seu destino.

[...] 

É de assinalar que, apesar de feitos pela fusão de matrizes tão diferenciadas, os brasileiros são, hoje, um dos povos mais homogêneos linguística e culturalmente e também um dos mais integrados socialmente da Terra. Falam uma mesma língua, sem dialetos. Não abrigam nenhum contingente reivindicativo de autonomia, nem se apegam a nenhum passado. Estamos abertos é para o futuro. [...]

O Brasil é já a maior das nações neolatinas, pela magnitude populacional, e começa a sê-lo também por sua criatividade artística e cultural. Precisa agora sê-lo no domínio da tecnologia da futura civilização, para se fazer uma potência econômica, de progresso autossustentado. Estamos nos construindo na luta para florescer amanhã como uma nova civilização, mestiça e tropical, orgulhosa de si mesma. Mais alegre, porque mais sofrida. Melhor, porque incorpora em si mais humanidades. Mais generosa, porque aberta à convivência com todas as raças e todas as culturas e porque assentada na mais bela e luminosa província da Terra.


RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro; a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. p. 409- 411. (Coleção Companhia de Bolso). (Fragmento).

Infere-se, a partir da leitura do texto, que o povo brasileiro

Alternativas
Comentários
  •  Estamos nos construindo na luta para florescer amanhã...

    LETRA E

  • Para mim a dúvida foi entre C e E, entretanto, como audosismo é a admiração excessiva por aspectos do passado, desde comportamentos, hábitos, princípios e outros ideais obsoletos e ultrapassados, e isto não foi citado pelo texto, só restou para a resposta a Letra E, pois em vários partes do texto fala-se em construção:

    Estamos nos construindo na luta para florescer.........;

    Nela fomos feitos e ainda continuamos nos fazendo;  

    Um povo, até hoje, em ser, na dura busca de seu destino.

  • Infere-se, a partir da leitura do texto, que o povo brasileiro

    Alternativas

    A

    foi constituído no crime ou pecado.

    B

    é um povo sem criatividade artística e cultural por ter sido constituído pela fusão de povos diferentes.

    C

    é um povo que, além de ser mestiço e saudosista, é um dos mais integrados socialmente da Terra.

    D

    possui identidade étnico-nacional denominada mestiçagem.

    E

    ainda está em construção.