a) o cálculo prático da longitude a bordo de navios era difícil, pois dependia de se conhecer, com precisão, a hora.
correto. a inexistência de relógios (cronômetros) que não fossem afetados pelos movimentos do navio causados pelas ondas fez com que a hora não pudesse ser calculada no mar até o século XVIII, e a questão frisa o século XV.
b) já existiam cronômetros rudimentares, que possuíam a vantagem de fornecer os rumos e as marcações de pontos de terra em linhas retas, facilitando a plotagem da latitude e da longitude nas cartas náuticas.
errado. Descrição da projeção de Mercator, relacione tbm com a explicação da alternativa a).
C) a latitude era difícil de ser calculada, e era por meio dela e da estimativa de quanto o navio havia se deslocado que os navegadores da época sabiam exatamente a sua localização no mar.
Errado. A latitude tinha o cálculo mais fácil, e a longitude que era de difícil de cálculo, era através dela (latitude) e da estimativa de quanto o navio havia se deslocado, que os navegadores da época das Grandes Navegações sabiam aproximadamente onde estavam. Evidentemente, erros de navegação ocorreram com consequências desastrosas.
d) o quadrante e o sextante mediam os meridianos e os paralelos, representados por linhas retas que se interceptam formando ângulos de 90 graus, permitindo estimar a hora e o cálculo da latitude.
Errado. Descrição da projeção de Mercator: Nela os meridianos e paralelos são representados por linhas retas, que se interceptam formando ângulos de 90 graus. Isto causa consideráveis distorções nas latitudes mais elevadas, porém tem a vantagem de os rumos e as marcações de pontos de terra serem linhas retas, facilitando a plotagem nas cartas.
Já o quadrante e o sextante mediam a altura do Sol através do ângulo em relação ao horizonte.
e) a bússola já auxiliava na navegação, por apontar sempre para o norte verdadeiro terrestre, e o astrolábio era utilizado para o cálculo da latitude e longitude entre o nascer e o pôr do sol.
errado. A bússula poderia apontar para o norte magnético e nao para o norte verdadeiro
Norte verdadeiro é a direção tomada à superfície da Terra que aponta para o Polo norte geográfico x o norte magnético fica ligeiramente deslocado do norte geográfico. É para o norte magnético que apontam as agulhas das bússolas e não para o norte verdadeiro (geográfico)
o astrolábio era utilizado para o cálculo da latitude
fonte bibliografia oficial da Marinha