O Brasil se manteve neutro principalmente antes de entrar na guerra,
pois economicamente, o país apoiava as democracias, sobretudo os Estados Unidos da América (POLÍTICA DA BOA VIZINHANÇA). E Ideologicamente, o Brasil apoiava a Alemanha e a Itália (Nazismo/Fascismo), visto que na época o presidente era Getúlio Vargas, o qual tinha uma "paixão" pelo Nazismo/Fascismo.
Segundo Vidigal (2006), com relação às motivações para o afundamento de navios brasileiros por submarinos alemães, assinale a opção correta.
(A) Tanto a Itália quanto a Alemanha temiam o poderio bélico brasileiro e a sua supremacia no continente americano. ERRADA (O Brasil nunca teve grande poder bélico)
(B) Os alemães torpedearam diversos navios brasileiros em retaliação ao amplo apoio do Brasil aos países aliados, sobretudo à Inglaterra. ERRADA (O Brasil se manteve neutro até ser atacado por navios alemães, e o Brasil era um grande aliado ao EUA e não à Inglaterra)
(C) Os submarinos alemães, na maioria de suas investidas, torpedearam por engano os navios brasileiros, tendo-os confundido com navios da Marinha dos Estados Unidos. ERRADA ( Torpedearam os navios brasileiros por fornecer matérias-primas para seus inimigos)
(D) Com o afundamento dos navios brasileiros, os alemães buscavam evitar o apoio do Brasil aos países que compunham o Eixo. ERRADA ( Buscam evitar que o Brasil fornecesse matérias-primas para seus inimigos)
(E) A Alemanha não queria que o Brasil, apesar de ser ainda neutro na Segunda Guerra Mundial, continuasse a fornecer matérias-primas para seus inimigos. CERTA
GAB. E