SóProvas


ID
4072474
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

. A incontinência urinária (IU), independentemente do tipo, tem grande impacto sobre a qualidade de vida das pessoas idosas, gerando, muitas vezes, grande constrangimento e induzindo ao isolamento social e à depressão. Na IU de esforço ocorre o

Alternativas
Comentários
  • Exercícios de Kegel realizar 8 a 10 contrações lentas e próximas da força máxima de contração dos músculos pélvicos, por pelo menos 6 segundos, em 3 séries, 3 a 4 vezes por semana.
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre doenças renais e a incontinência urinária (IU).

    Na IU de esforço ocorre o escape involuntário de urina, quase sempre em pequenas quantidades, com aumentos da pressão intra­-abdominal, e o enfermeiro deve orientar pacientes/ clientes portadores desse tipo de IU sobre a realização dos exercícios de Kegel para o fortalecimento do assoalho pélvico como uma das formas de tratamento (Letra D).

     

    A) Incorreto. O extravasamento de urina, quase sempre em volumes grandes, pela incapacidade para retardar a micção após perceber a sensação de plenitude vesical é a IU de urgência, e o enfermeiro deve orientar o paciente/cliente a evitar a ingestão de grandes quantidades de líquidos quando não houver disponibilidade de banheiros acessíveis.


    B) Incorreto. Escape de urina, quase sempre em pequenas quantidades, secundário a esforço mecânico sobre a bexiga distendida está relacionado a condições mistas, e, no caso de pacientes/clientes do sexo feminino, o enfermeiro deve esclarecer que o tratamento consiste em aplicações locais de estrógenos com creme vaginal a base de estriol, 1 a 2 x por semana.



    C) Incorreto. Escape de urina relacionado com a incapacidade para usar o vaso sanitário por dano da função cognitiva ou física, falta de disposição psicológica ou barreiras no ambiente é a IU por trasbordamento, e o enfermeiro deve orientar o paciente/cliente a fazer adaptações ambientais que facilitem a chegada ao banheiro.



    D) Correto.



    E) Incorreto. Extravasamento de urina, em volumes grandes variáveis, sem causa aparente é IU mista, e o enfermeiro deve instruir o paciente/cliente a realizar o treinamento vesical estabelecendo pequenos intervalos entre as micções e aumentá-los, progressivamente, até atingir três ou quatro horas sem incontinência, esclarecendo que durante os episódios de urgência, deve levantar-se ou sentar-se lentamente, ao mesmo tempo que tenta contrair a musculatura pélvica


     

     

    Resposta do Professor: D.

  • Completando o que a colega falou:

    Ano: 2012 Banca:  Órgão:  Prova: 

    A incontinência urinária caracteriza-se pela incapacidade de controlar a eliminação da urina, podendo ser permanente ou temporária, sendo os seis tipos identificados desse problema: incontinência por estresse, por urgência, reflexa, funcional, por refluxo excessivo e total. Um dos cuidados de enfermagem a pacientes com incontinência por estresse é a orientação de exercícios de Kegel. Esses exercícios dizem respeito

    A ao ato de inclinar-se para frente e aplicar pressão manual sobre a bexiga na tentativa de vencer a resistência do músculo esfincteriano interno.

    B a exercícios isométricos que fortalecem e tonificam os músculos pubianos, coccígeos e elevador do ânus, usados voluntariamente para segurar a urina.

    C ao fechamento da sonda vesical de demora durante um tempo determinado antes de sua retirada definitiva, simulando o enchimento da bexiga.

    D a exercícios que consistem em leves massagens ou suaves palmadas acima da região pubiana visando o relaxamento espontâneo do esfíncter urinário em resposta à estimulação física.

    E à técnica de prender a respiração e realizar força com o abdome durante 40 segundos que deve ser realizada com a bexiga vazia.

  • A Incontinência Urinária de Esforço ocorre devido à deficiência no suporte vesical e uretral realizada pelos músculos do assoalho pélvico ou por uma fraqueza ou lesão do esfíncter uretral, evoluindo para perda de urina ao se fazer esforços com o abdômen, tais como tossir, espirrar, correr, rir, pegar peso, levantar ou

    gabarito letra D