SóProvas


ID
4072480
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em consonância com a Política Nacional de Humanização – PNH, foi implantado o acolhimento com avaliação e classificação de risco na unidade de pronto-socorro. Utilizando esse método, após avaliar um paciente com 64 anos de idade, queixando-se de lombalgia há seis horas, o enfermeiro deve classificá-lo e identificá-lo com a cor

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre humanização.

    Paciente tem 64 anos de idade, queixando-se de lombalgia há seis horas, o enfermeiro deve classificá-lo e identificá-lo com a cor verde (Letra A), pois é pouco urgente o atendimento. Os fatores que priorizam o atendimento é a idade e a dor persistente, mas não é urgente.

    B) Incorreto. O azul é indicado para paciente que não tem necessidade de atendimento no serviço de urgência e pode ser encaminhado para outra unidade.

    C) Incorreto. A classificação amarela é para paciente que necessita de atendimento na urgência mas podem aguardar uns minutos.

    D) Incorreto. A classificação laranja é para aquelas condições que necessitam de atendimento praticamente imediato.

    E) Incorreto. A classificação vermelha é usada para emergências em que o usuário necessita de atendimento imediatamente.

    Resposta do Professor: A.

  • Verde - Pouco Urgente - Caso para atendimento preferencial em unidade de Atenção Básicas á saúde

  • Essa questão está errada segundo o Manchester idoso partir de 60 anos classifica direto como amarelo
  • Verde - Pouco Urgente - Caso para atendimento preferencial em unidade de Atenção Básicas à saúde.

    RESPOSTA: A.

  • O enunciado refere-se ao protocolo do Ministério da Saúde, que classifica pessoas com mais de 60 anos na cor verde, bem como aqueles com queixa de lombalgia intensa. Precisamos ter atenção ao enunciado pois existem diferenças sutis entre o protocolo de Manchester e o do MS, que acabam nos induzindo ao erro.

    Referência: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/acolhimento.pdf