As estratégicas genéricas de Porter são:
a) Liderança em Custo: eficiência, economia de escala, padronização...
b) Diferenciação: Produto único, inovação, descentralização
c) Enfoque: Nicho, mercado específico
Gab: A
Bons estudos!
A questão aborda as estratégias competitivas genéricas. Antes de responder precisamos falar sobre as forças de Porter. O autor definiu que a estrutura de uma indústria exerce um papel preponderante no desempenho das organizações daquele setor. Dessa forma, segundo Porter, é indispensável entender as interações que ocorrem nesse ambiente a partir da análise de cinco forças.
1) Ameaça de novos entrantes, 2) Rivalidade no setor, 3) Barganha de fornecedores, 4) Barganha de clientes, 5) Ameaça de produtor substitutos.
Mas conhecer as cinco forças não é suficiente, precisamos traçar estratégias para lidar com essas forças e obter vantagem competitiva. Tais estratégias são: 1) Liderança em custo, 2) Diferenciação, 3) Enfoque.
A única alternativa que descreve corretamente todas as estratégias é letra A.
Quer lembrar o conceito dessas estratégias? Veja:
A liderança em custos é uma estratégia que focaliza tornar uma organização mais competitiva com a produção de produtos mais baratos do que os dos concorrentes a fim de alcançar uma ampla base de clientes.
Diferenciação é uma estratégia que procura tornar uma organização mais competitiva mediante o desenvolvimento de um produto que o cliente perceba como diferente dos demais produtos oferecidos pelos concorrentes. Produtos podem ser oferecidos aos consumidores como diferentes porque são únicos em termos de qualidade do produto, desenho ou nível de serviço após a venda.
Focalização: é uma estratégia que procura tornar uma organização mais competitiva por concentrar-se em um particular e específico consumidor. Publicadores de magazines geralmente usam uma estratégia focalizadora para oferecer seus produtos a clientes específicos.
Gabarito: A