SóProvas


ID
407665
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com o advento da teoria das relações humanas, uma nova
linguagem passou a dominar o repertório administrativo: fala-se
agora em motivação, liderança, comunicação, organização
informal, dinâmica de grupo etc. Os princípios clássicos passam
a ser duramente contestados. O método e a máquina perdem a
primazia em favor da dinâmica de grupo e a ênfase nas tarefas e
na estrutura é substituída pela ênfase nas pessoas. A esse respeito,
julgue os itens a seguir.

Estilos de liderança referem-se aos estilos de comportamento do líder em relação aos seus subordinados, isto é, maneiras pelas quais o líder orienta sua conduta. Há três estilos de liderança: autoritária, liberal e democrática.

Alternativas
Comentários
  • CERTA
    As teorias mais utilizadas de liderança são aquelas que relacionam os estilos de liderança com determinadas situações de trabalho.
    Provavelmente a teoria mais famosa dos estilos de liderança é aquela que fala da liderança autocrática, liderança liberal e liderança democrática.

    Liderança autocrática é aquela em que as decisões são tomadas unicamente pelo líder, sem a participação da equipe. O líder autocrático decide sozinho quais são as metas e objetivos e quais as maneiras de alcançá-los.

    A liderança liberal, ou laissez-faire, é aquela que praticamente não conta com a participação do líder. Neste estilo de liderança, a equipe
    tem total autonomia para decidir
    quais são os objetivos e as metas e como eles serão alcançados.

    Na liderança democrática, o líder estimula na equipe os comportamentos desejados. Apesar de a equipe gozar de relativa autonomia e de decidir coletivamente, o líder encoraja e estimula a tomada de decisão, e orienta os membros da equipe. Como a equipe participa da tomada de decisão, ela se reconhece nas metas e objetivos, e possivelmente irá se sentir mais motivada para alcançálos.

    PROFESSOR: FLÁVIO SPOSTO - PONTO DOS CONCURSOS

    Liderança Autocrática: É um tipo de liderança autoritária, na qual o líder impõe as suas ideias e decisões ao grupo. O líder não ouve a opinião do grupo.
    http://www.significados.com.br/lideranca/



  • Tão fácil que a gente até desconfia.

  • Complementando:

     

    (CESPE/EBC/Técnico-Administração/2011)

    Em uma organização, existem, basicamente, três estilos de liderança: o autocrático, voltado para o líder;

    o democrático, voltado para o líder e o subordinado; e o liberal, voltado para o subordinado.

     

    GABARITO: CORRETO

  • Exatamente. A teoria comportamental dos estilos de liderança trata dos comportamentos que podem ser adotados pelo líder, orientando sua conduta. Como vimos, há 3 (três) diferentes possibilidades:

    1-Líder autocrático: o enfoque maior e a tomada de decisões ficam totalmente na figura do próprio líder, que fixa os parâmetros para o trabalho a ser realizado. Aqui o líder pessoaliza as críticas e os elogios.

    2-Líder democrático: o líder se utiliza da opinião e participação dos liderados na tomada de decisão, apenas orientando e aconselhando nas discussões do grupo. Aqui o líder se limita aos fatos ao elogiar e criticar objetivamente os trabalhos realizados.

    3– Líder liberal ou Laissez Faire: nesse caso o líder dá total autonomia para os liderados decidirem, quase não havendo sua intervenção nas discussões do grupo. Orientações só são dadas pelo líder, quando solicitado pelo grupo

    Logo, item correto.

    Gabarito: C

  • [GABARITO: CERTO ]

    ESTILOS DE LIDERANÇA:

    Refere-se àquilo que o líder faz, ao seu estilo de comportamento para liderar. Na literatura especializada, encontramos três estilos:

    • Liderança autocrática

    • Liderança democrática

    • Liderança liberal ou Laissez faire

    LIDERANÇA AUTOCRÁTICA: Na Liderança autocrática o líder é focado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva.

    O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados. O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, de modo imprevisível para o grupo. Além da tarefa que cada um deve executar, o líder determina ainda qual o seu companheiro de trabalho. O líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro. Este estilo de liderança resulta em forte tensão no grupo, frustração, agressividade quando o líder está ausente, falta de iniciativa e espontaneidade dos componentes do grupo. Na presença do líder, os liderados desempenham suas atividades normalmente, mas na sua ausência fazem “corpo mole”, param suas atividades, dando evasão aos sentimentos reprimidos.

    LIDERANÇA DEMOCRÁTICA: Chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório. As decisões são tomadas em conjunto com o grupo. Este determina as técnicas de execução das tarefas e sua divisão. Cada membro do grupo tem a liberdade de escolher seus companheiros de trabalho. O líder é participativo e procura ser um elemento normal no grupo, sugerindo quando solicitado e sempre apresentando alternativas para o grupo escolher. Suas avaliações são objetivas, e quando necessita criticar ou elogiar, limita-se aos fatos.

    Este estilo de liderança possibilita a formação de relacionamentos cordiais, o surgimento da franqueza, espontaneidade, autonomia e criatividade. Na ausência do líder, os liderados continuam produzindo e qualquer elemento pode assumir a liderança, se necessário. Os membros do grupo se mostram motivados e satisfeitos com a liderança.

    LIDERANÇA LIBERAL OU LAISSEZ FAIRE: Este estilo dá total liberdade ao grupo, sendo sua liderança mínima. A divisão das tarefas, escolha dos companheiros, a execução fica por conta do grupo, sem que o líder participe do processo. O líder não avalia e quando solicitado faz comentários aleatórios sobre o grupo.

    Este tipo de liderança é indicado para uma equipe madura, auto dirigida e que não necessita de supervisão constante. Por outro lado, a Liderança liberal também pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los.

    PROFº PETRONIO CASTRO - LOJA DO CONCURSEIRO.