SóProvas


ID
4078903
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Itaporanga - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Pedro trabalha como engenheiro de segurança do trabalho em uma obra de construção de um prédio com 22 andares. Ele foi designado para dimensionar a quantidade de proteções contra queda e delegar um funcionário para execução.


Com base nesta situação, é CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • A instalação da plataforma de proteção principal é obrigatória nas edificações em construção que tenham mais de quatro pavimentos ou altura equivalente. Essa plataforma deve ser instalada na altura da primeira laje que esteja, no mínimo, um pé-direito acima do terreno.

  • 18.9.4.3 Quando da utilização de plataformas de proteção primária, secundária ou terciária, essas devem ser projetadas por profissional legalmente habilitado e atender aos seguintes requisitos:

    a) ser projetada e construída de forma a resistir aos impactos das quedas de objetos;

    b) ser mantida em adequado estado de conservação;

    c) ser mantida sem sobrecarga que prejudique a estabilidade de sua estrutura.

  • a) Acima e a partir da plataforma principal de proteção, devem ser instaladas plataformas secundárias de proteção, em balanço, de 4 (quatro) em 4 (quatro) lajes.

    ERRADO. Plataforma seundária é de 3 em 3.

    B) É necessária a presença do Engenheiro de Segurança do Trabalho no local, durante toda a instalação das proteções.

    ERRADO. A norma não menciona isso.

    C) Em todo perímetro da construção do edifício, é obrigatória a instalação de uma plataforma principal de proteção na altura da primeira laje que esteja, no mínimo, um pé-direito acima do nível do terreno.

    CORRETA.

    18.13.6 Em todo perímetro da construção de edifícios com mais de 4 (quatro) pavimentos ou altura equivalente, é obrigatória a instalação de uma plataforma principal de proteção na altura da primeira laje que esteja, no mínimo, um pé-direito acima do nível do terreno.

    D) A execução deve ser realizada por profissional que possua curso de treinamento para trabalho em altura, com carga horária mínima de 12 horas.

    ERRADO. Capacitação mínima de 8 horas coforme NR-35

    E) As atividades de trabalho em altura não rotineiras, como neste caso, dispensam a necessidade da Permissão de Trabalho.

    ERRADO. Pelo contrário. Não rotineiras exige PT.