SóProvas


ID
4080202
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-PA
Ano
2006
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

    A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando em uma posição de inferioridade dentro do grupo social.


Dalmo A. Dallari. Direitos humanos e cidadania. São Paulo: Moderna, 1998, p. 14.


Acerca de noções de cidadania, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    C: Ao admitir a liberdade de culto religioso, convicção filosófica e partidária, a Constituição Federal privilegia a idéia do pluralismo, ou seja, do respeito às diferenças, que não pode, no entanto, ferir o direito do cidadão de não tolerar conviver com pessoas de raça, concepção política ou religiosa diversas da sua. Por isso, a noção moderna de cidadania apóia-se na separação dos indivíduos de características diferenciadas na sociedade como forma de serem evitados conflitos sociais.

    Questão interpretativa.

    Pluralismo prega que deve ser respeitada a diversidade ideológica, social, cultural, política etc, de cada pessoa. Portanto, não há que se falar em não tolerar (ideia proposta pela assertiva) a convivência com pessoas de que possuem divergentes ideologias, concepções, práticas religiosas, raça etc, diferente da nossa.

  • Questão nada a ver, eu ein!

  • No pluralismo tudo deve ser respeitado, e na alternativa C isso esta sendo ferido.

  • em que artigo está embasada essa questão?
  • Para responder não precisa saber cada item, basta ver que a letra C não tem cabimento algum.

  • Olha o nível da questão para "auxiliar administrativo"

    Concurso público jamais será para amadores.

  • GABARITO C

    CAo admitir a liberdade de culto religioso, convicção filosófica e partidária, a Constituição Federal privilegia a idéia do pluralismo, ou seja, do respeito às diferençasque não pode, no entanto, ferir o direito do cidadão de não tolerar conviver com pessoas de raça, concepção política ou religiosa diversas da suaPor isso, a noção moderna de cidadania apóia-se na separação dos indivíduos de características diferenciadas na sociedade como forma de serem evitados conflitos sociais.

    Questão interpretativa.

    Pluralismo prega que deve ser respeitada a diversidade ideológica, social, cultural, política etc, de cada pessoa. Portanto, não há que se falar em não tolerar (ideia proposta pela assertiva) a convivência com pessoas de que possuem divergentes ideologias, concepções, práticas religiosas, raça etc, diferente da nossa.

  • "Convicção partidária"! Ah, ah!
  • Fogo nos racistas e nos religiosos preconceituosos!!!

  • "ferir o direito do cidadão de não tolerar conviver com pessoas de raça"

    Na minha opinião, trata-se de questão de interpretação de texto.