SóProvas


ID
4080601
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sertãozinho - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Bitucas jogadas no chão em SP enchem

um apartamento por dia


    Ao final de cada dia, o paulistano descarta 34 milhões de bitucas de cigarro nas ruas. Pequena e dispersa por todo canto, ela parece não incomodar, mas os restos equivalentes ao consumo de 1,7 milhão de maços de cigarro dariam para encher um apartamento de 70 metros quadrados. O cálculo é da organização social “Rede Papel Bituca”.

    Para lidar com o problema, empresas e órgãos públicos de São Paulo têm inserido, de forma tímida, nos seus espaços, as chamadas “bituqueiras” – equipamento que acondiciona o resíduo. E, na capital paulista – onde regiões com grande circulação de pessoas, ambientes com alto nível de estresse ou que concentram bares são as mais infestadas pelas bitucas –, um projeto de lei tramita desde o ano passado com proposta que prevê multa de até R$ 100 para o “sujão” flagrado.

    O treinador de corretores de imóveis, R. Silva, 33, trabalha em uma dessas regiões. Quatro vezes ao dia, ele repete o mesmo ritual: sai do ambiente de trabalho para fumar. Quando o cigarro chega ao fim, o destino é um só: a rua. “Sempre jogo a bituca na vala. Nunca na calçada, porque a chuva vem e leva”, diz.

    Silva diz que dessa forma “diminui o dano” devido à falta de um lugar adequado na região para dar um fim à bituca.

    “A bituca em contato com a água libera substâncias tóxicas e também acaba entupindo a rede pluvial da cidade. Além de, visualmente, fomentar uma paisagem de degradação”, afirma Rafael Rodrigues, 31, gestor da Rede Papel Bituca. As pontas de cigarro também provocam incêndios. Em 2013, o Corpo de Bombeiros conteve 530 ocorrências do tipo apenas na capital.

    Segundo Cleide Sousa, doutora em psicologia ambiental da UnB (Universidade de Brasília), bitucas de cigarro são o resíduo “mais descartado em todo o mundo”.

    Para a pesquisadora, o ato mostra “falta de informação” e representa uma “atitude egoísta”. “Quem joga uma bituca no chão não faz uma autocrítica em relação ao próprio comportamento e sempre joga a responsabilidade para o poder público. Mas há uma responsabilidade individual nesse processo que nunca é levada em consideração”, explica a especialista.

(Dhiego Maia. In: http://goo.gl/nJnbbr. Adaptado)

Assinale a alternativa que apresenta corretamente, entre parênteses, a circunstância adverbial expressa pelo trecho em destaque.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva B

    empresas e órgãos públicos de São Paulo têm inserido, de forma tímida, nos seus espaços, as chamadas “bituqueiras” (modo)

  • GABARITO - B

    A) Pequena e dispersa por todo canto, ela parece não incomodar (afirmação)

    Dispersa por todo canto - A ideia apresentada é de lugar.

    ------------------------------------

    B) empresas e órgãos públicos de São Paulo têm inserido, de forma tímida, nos seus espaços, as chamadas “bituqueiras” (modo)

    Como ele tem inserido?

    De forma tímida = Modo

    -------------------------------------

    C) Além de, visualmente, fomentar uma paisagem de degradação (intensidade)

    Fomenta de forma visual ( Modo)

    -------------------------------------

    D) bitucas de cigarro são o resíduo “mais descartado em todo o mundo” (modo)

    Mais / menos descartado ( Intensidade )

    -----------------------------------

    E) uma responsabilidade individual nesse processo que nunca é levada em consideração (intensidade)

    Para algumas consideradas gramáticas, Nunca indica TEMPO.

    Nunca ficarei com vc.

  • "Nunca" pode também apresentar, em algumas gramáticas, circunstância de negação.

  • Visualmente é meio?

  • Correta, B

    empresas e órgãos públicos de São Paulo têm inserido, de forma tímida, nos seus espaços, as chamadas “bituqueiras” (modo)

    empresas e órgãos públicos de São Paulo têm inserido, de modo tímido, nos seus espaços, as chamadas “bituqueiras” (modo)

  • (B) empresas e orgãos públicos têm inserido,timidamente, nos seus espaços, as chamadas "bituqueiras".(Modo)

  • empresas e órgãos públicos de São Paulo têm inserido, de forma tímida, nos seus espaços, as chamadas “bituqueiras” (modo)

  • Alguém pode me dizer se:

    Na oração: Pequena e dispersa por todo canto, ela parece não incomodar (afirmação)

    por todo canto é locução adverbial lugar?

    Gratidão

  • Nunca(em nenhum momento) = tempo

  • Pequena e dispersa por todo canto, ela parece não incomodar (afirmação) ERRADA, dispersa onde? Por todo canto (ideia de lugar)

    empresas e órgãos públicos de São Paulo têm inserido, de forma tímida, nos seus espaços, as chamadas “bituqueiras” (modo) CERTA, inserido como? De forma tímida (ideia de modo)

    Além de, visualmente, fomentar uma paisagem de degradação (intensidade) ERRADA (acredito ser afirmação)

    bitucas de cigarro são o resíduo “mais descartado em todo o mundo” (modo) ERRADA (ideia de intensidade)

    uma responsabilidade individual nesse processo que nunca é levada em consideração (intensidade) ERRADA (ideia de tempo aqui)

    AVANTA IRMÃOS!