SóProvas


ID
4080613
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sertãozinho - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Mais que ouvir

    A comunicação é, sem dúvida, um dos grandes entraves na sociedade e no mundo corporativo. A questão nem é tanto a comunicação verbal, o falar, mas, sim, o escutar, por isso venho observando o quanto a paciência e a tolerância com o processo de escuta, importantíssimo para que haja efetivamente a troca de informações, parecem estar reduzidas.

    Nada me tira da cabeça que os índices de violência do país refletem, de certo modo, a falta de escuta dos governantes e dos gestores sobre as carências e as insatisfações da população.

    As pessoas não se sentem ouvidas, então berram por meio dos atos de violência. Querem a atenção dos demais mas ficam frustradas, pois se sentem ignoradas ou marginalizadas. No mundo do trabalho também. Entre as maiores queixas dos profissionais está a falta de reconhecimento dos colegas, e é possível incluir nesse pacote a falta de escuta.     

    Será que estamos atarefados demais para olhar o outro? Será que o contato virtual nos rouba o real? Será que nos acostumamos com estatísticas e números e ficamos menos disponíveis para perceber o outro?

    Lembro que escutar é diferente de ouvir. Se você não tem problemas no aparelho auditivo, você ouve. Mas escutar implica estar atento ao que o outro está dizendo e compreendê- -lo: não só com palavras, mas também com gestos, postura, expressão facial e tom de voz.

    A escuta é uma exigência para as relações sociais, mas está em baixa.

    Fazer esse exercício implica olhar e observar cuidadosamente seu interlocutor, compreender o que ele diz e os sentimentos envolvidos, sem julgamentos. É ficar atento também para a fluidez do discurso e as vacilações, pois todos esses detalhes podem revelar o que as palavras não conseguem dizer.

    Quando a pessoa sente que é escutada, dá mais abertura para a mudança de atitudes e passa a agir de forma menos melindrada e mais flexível.

(Adriana Gomes. Folha de S. Paulo, 11.05.2014. Adaptado)

No último parágrafo, segundo a autora, a pessoa que se sente escutada passa a agir de forma

Alternativas
Comentários
  • Assertiva C

    menos suscetível e menos intransigente.

    intransigente. = intolerante

  • GABARITO - C

     menos melindrada e mais flexível.

    Melindrosa- aquela que se ofende facilmente.

    suscetível - passível de receber, de experimentar.

    intransigente.-  inflexível, intolerante.

    Indulgente - tolerante; que perdoa com facilidade

    Introvertida - Voltado para si próprio o que não interage com os outros.

  • suscetível: que se ofende facilmente; melindroso, ressentido, magoável.

  • Erra menos e produz mais porque não passa o dia contestando o serviço.

    = C.

  • Gabarito passível de recurso, na minha opinião.

    De acordo com o Dicionário Michaelis, um dos sentidos da palavra "suscetível" é "ser capaz de adquirir outras características.".

    Desse modo, se a pessoa torna-se mais flexível, quando sente que é escutada, então o correto seria dizer que ela se torna mais suscetível e não menos suscetível, como afirma a alternativa C.

  • Gabarito C não faz sentido. Concordo com o Galdalf, the white.
  • respondi 90 vezes e 90 vezes marquei B kk