SóProvas


ID
408085
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere que o centro de processamento de dados de
determinada universidade tenha sido objeto frequente de
reclamações por parte dos trabalhadores do local em relação aos
distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT). De
forma a melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores no
ambiente, a administração da universidade elaborou um programa
de ergonomia. A partir dessa situação hipotética, julgue os itens
subsequentes.

A definição de DORT identifica um conjunto de doenças proveniente de tipos de operações que ocasionam graves lesões aos músculos, tendões e nervos.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva CORRETA.

    DORT são distúrbio osteomusculares relacionados ao trabalho.

    Dizem respeito a um conjunto heterogêneo de distúrbios funcionais e/ou orgânicos, induzidos por fadiga neuro-muscular muscular devido ao trabalho realizado numa posição fixa (trabalho estático) ou com movimentos repetitivos principalmente de MMSS; Falta de tempo de recuperação pós-contração e fadiga (falta de flexibilidade, ritmo elevado de trabalho); • Quadro clínico variado: dor, formigamento, dormência, choque, peso, fadiga precoce; com a presença ou não de entidades ortopédicas: tendinite, tenossinovite, sinovite, peritendinite, em particular de ombros, cotovelos, punhos e mãos; picondilite, tenossinovite estenosante (DeQuervain), contratura de Dupuytren, dedo em gatilho, cisto, STC, STUInar (nível de cotovelo), síndrome do desfiladeiro torácico, etc;
  • CORRETA.
    L.E.R. (Lesões por Esforço Repetitivo) ou DORT
    (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho)  não é propriamente uma doença. É uma síndrome constituída por um grupo de doenças – tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico, síndrome do pronador redondo, mialgias -, que afeta músculos, nervos e tendões dos membros superiores principalmente, e sobrecarrega o sistema musculoesquelético. Esse distúrbio provoca dor e inflamação e pode alterar a capacidade funcional da região comprometida. 
    L.E.R. é causada por mecanismos de agressão, que vão desde esforços repetidos continuadamente ou que exigem muita força na sua execução, até vibração, postura inadequada e estresse. 
    Fonte: 
    http://drauziovarella.com.br/letras/l/lesoes-por-esforcos-repetitivos-l-e-r-d-o-r-t/