SóProvas


ID
4081834
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre o poder de polícia administrativa assinale a opção correta:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - B

    A) possui, como meio de atuação, apenas medidas de caráter repressivo.

     tem caráter predominantemente preventivo, podendo ser repressivo e fiscalizador, logo o poder de polícia pode se apresentar tanto em caráter preventivo quanto em caráter repressivo.

    Medidas preventivas com o objetivo de adequar o comportamento individual à lei (fiscalização, vistoria, notificação, autorização, licença);

    Medidas repressivas com a finalidade de coagir o infrator a cumprir a lei (interdição de atividade, apreensão de mercadorias deterioradas)

    -----------------------------------------

    B) tem como um de seus limites a necessidade de observância aos princípios da proporcionalidade e razoabilidade.

    Sabemos que um dos atributo do poder de polícia é a discricionariedade. É preciso extrema observância à proporcionalidade e razoabilidade sob pena de invalidação do ato. exemplo:

    Um fiscal sanitário encontra uma mercadoria vencida em um estabelecimento comercial e dentre tantas sanções que lhe compete resolve interditar o estabelecimento comercial. Ora, na gradação da sanção há discricionariedade, mas a atuação viola claramente a proporcionalidade.

    -----------------------------------------------

    C) é sempre discricionário.

    Embora tenha como atributo a discricionariedade não é totalmente discricionário. exemplo: A aplicação da sanção diante da irregularidade não é de escolha do administrador.

    ------------------------------------

    D) não é inerente a toda Administração, não estando presente, por exemplo, na esfera administrativa dos Municípios.

    O poder de polícia pode ser exercido por todos os entes federativos. Um exemplo é o que se entende por poder de polícia interfederativo - Admite-se a existência do poder de polícia inter federativo, o que possibilita que um ente federado estabeleça e exija taxas de outro ente federativo em decorrência do exercício do poder de polícia, ressalvando-se as isenções legais.

  • a ) atua preventivamente e repressivamente

    b) os poderes da ADM devem obedecer obviamente aos princípios publícios

    c) pode ser vinculado ( expedição de licenças )

    d) Municípios podem fazer uso do poder de policia.

  • Assertiva B

    tem como um de seus limites a necessidade de observância aos princípios da proporcionalidade e razoabilidade.

  • Em suma, trata-se de restrição do exercício de garantias privadas em razão da busca do interesse público. Pode ser PREVENTIVA, REPRESSIVA E FISCALIZADORA:

    PREVENTIVA: quando trata de disposições genéricas e abstratas como, por exemplo, as portarias e regulamentos que se materializam nos atos que disciplinam horário para funcionamento de determinado estabelecimento, proíbem desmatar área de proteção ambiental, soltar balões, entre outros.

    REPRESSIVA: ao prativar atos específicos observando sempre a obediência à lei e aos regulamentos, como por exemplo, dissolver passeata, apreender revistas de conteúdo adulto.

    FISCALIZADORA: quando previne eventuais lesões, como, por exemplo, vistorias de veículos, fiscalização de pesos e medidas.

    ---> EM PROVAS OBJETIVAS DE CONCURSO: CASO ESTABELEÇA A DISCRICIONARIEDADE COMO ATRIBUTO OU CARACTERÍSTICA DO PODER DE POLÍCIA, PODE SER CONSIDERADA VERDADEIRA, MAS NÃO SERÁ VERDADEIRA SE ESTABELECER QUE O PODER DE POLÍCIA É SEMPRE DISCRICIONÁRIO.

    FONTE MANUAL DE DIREITO ADM (Matheus Carvalho)

  • PODER DE POLICIA É BAD da PRF

    Bens

    Atividades

    Direitos

    da

    Preventivo

    Repreensivo

    Fiscalizatório

    Fonte: Patlick! PARAMENTE-SE!

  • é sempre discricionário.

    TODA REGRA TEM EXCESSÃO

  • Poder de polícia é a prerrogativa da Administração Pública de restringir o exercício de direitos e atividades por particulares com intuito de defender os interesses de toda a coletividade. São atividades de polícia, entre outras, atividades de fiscalização de trânsito, a concessão de licenças de funcionamento para estabelecimentos comerciais, as atividades de fiscalização de obras e edificações, as atividades de vigilância sanitária.

    Vejamos as afirmativas da questão:

    A) possui, como meio de atuação, apenas medidas de caráter repressivo.

    Incorreta. Boa parte das atividades de polícia têm caráter preventivo, isto é, envolve a edição de normas de polícia e fiscalização de atividades com intuito de prevenir a prática de infrações administrativas e a ocorrência de danos para cidadãos ou para a coletividade.

    B) tem como um de seus limites a necessidade de observância aos princípios da proporcionalidade e razoabilidade.

    Correta. O poder de polícia não pode ser exercido de forma arbitrária. As restrições impostas ao exercício de direito e atividades por particulares devem ser proporcionais e razoáveis, isto é, devem ser as mínimas necessárias e eficazes para proteger o interesse público

    C) é sempre discricionário.

    Incorreta. É comum que os atos de polícia são discricionários, isso, contudo, não ocorre sempre. A depender da lei que rege o ato, o ato de polícia pode ser discricionário ou vinculado.

    Sobre o tema, esclarece Hely Lopes Meirelles que “o ato de polícia é, em princípio, discricionário, mas passará a ser vinculado se a norma legal que o rege estabelecer o modo e forma de sua realização. Neste caso, a autoridade só poderá praticá-lo validamente atendendo a todas as exigências da lei ou regulamento pertinente". (MEIRELLES, H. L. Direito Administrativo Brasileiro. 42ª ed. São Paulo: Malheiros, 2015, p. 159).

    D) não é inerente a toda Administração, não estando presente, por exemplo, na esfera administrativa dos Municípios.

    Incorreta. Todas as entidades da federação exercem poder de polícia nos limites de suas competências constitucionais, inclusive os municípios competentes, por exemplo, para edição, fiscalização e penalização do descumprimento de normas referentes ao uso do espaço, do solo e de bens urbanos, comumente conhecidas como normas de posturas municipais.

    Gabarito do professor: B.