SóProvas


ID
4082443
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

No tocante à responsabilidade civil:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    CC

    Art. 943. O direito de exigir reparação e a obrigação de prestá-la transmitem-se com a herança.

    B) Art. 935. A responsabilidade civil é independente da criminal, não se podendo questionar mais sobre a existência do fato, ou sobre quem seja o seu autor, quando estas questões se acharem decididas no juízo criminal.

    C) Art. 934. Aquele que ressarcir o dano causado por outrem pode reaver o que houver pago daquele por quem pagou, salvo se o causador do dano for descendente seu, absoluta ou relativamente incapaz.

    D) Art. 942. Os bens do responsável pela ofensa ou violação do direito de outrem ficam sujeitos à reparação do dano causado; e, se a ofensa tiver mais de um autor, todos responderão solidariamente pela reparação.

  • No tocante à responsabilidade civil:

    O direito de exigir a reparação civil e a obrigação de prestá-la transmitem-se com a herança.

  • O examinador explora, na presente questão, o conhecimento do candidato acerca do que prevê o ordenamento jurídico brasileiro sobre o instituto da responsabilidade civil.

    Sobre o tema, pede-se a alternativa que contempla a assertiva CORRETA. Senão vejamos:


    A) CORRETA, pois, conforme previsão do art. 943 do Código Civil, a responsabilidade pelo pagamento de indenização, bem como o direito de exigi-la, são transmitidas aos herdeiros até o limite da herança.

    Art. 943. O direito de exigir reparação e a obrigação de prestá-la transmite-se com a herança.

    B) INCORRETA, pois a responsabilidade civil é independente da criminal, ou seja, um mesmo fato pode acarretar sanção na esfera penal, bem como na esfera cível, administrativa, dentre outras, conforme art. 935 do Código Civil.

    Art. 935. A responsabilidade civil é independente da criminal, não se podendo questionar mais sobre a existência do fato, ou sobre quem seja o seu autor, quando estas questões se acharem decididas no juízo criminal.


    C) INCORRETA, pois o direito de regresso não é cabível nos casos em que o causador do dano for seu descendente, absoluta ou relativamente incapaz. É o que diz o art. 934 do Código Civil:

    Art. 934. Aquele que ressarcir o dano causado por outrem pode reaver o que houver pago daquele por quem pagou, salvo se o causador do dano for descendente seu, absoluta ou relativamente incapaz.


    D) INCORRETA, pois, quando da presença de mais de um autor da ofensa, todos eles responderão de forma solidária pela reparação, ou seja, são responsáveis pela obrigação em seu todo, não havendo que se falar em parcela de culpa.

    Art. 942. Os bens do responsável pela ofensa ou violação do direito de outrem ficam sujeitos à reparação do dano causado; e, se a ofensa tiver mais de um autor, todos responderão solidariamente pela reparação.
    Parágrafo único. São solidariamente responsáveis com os autores os co-autores e as pessoas designadas no art. 932.

    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “A".

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

    Código Civil – Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Disponível no site Portal da Legislação – Planalto.
  • artigo 943 do CC==="O direito de exigir reparação e a obrigação de prestá-la transmitem-se com a herança".

  • GABARITO: A

    a) CERTO: Art. 943. O direito de exigir reparação e a obrigação de prestá-la transmitem-se com a herança.

    b) ERRADO: Art. 935. A responsabilidade civil é independente da criminal, não se podendo questionar mais sobre a existência do fato, ou sobre quem seja o seu autor, quando estas questões se acharem decididas no juízo criminal.

    c) ERRADO: Art. 934. Aquele que ressarcir o dano causado por outrem pode reaver o que houver pago daquele por quem pagou, salvo se o causador do dano for descendente seu, absoluta ou relativamente incapaz.

    d) ERRADO: Art. 942. Os bens do responsável pela ofensa ou violação do direito de outrem ficam sujeitos à reparação do dano causado; e, se a ofensa tiver mais de um autor, todos responderão solidariamente pela reparação.

  • A "C" está incompleta, mas não está errada.