SóProvas


ID
4084972
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2005
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Os custos inversamente proporcionais são aqueles que diminuem com o aumento do estoque médio. É um exemplo de custo inversamente proporcional o de:

Alternativas
Comentários
  • Pura lógica:

    Se o estoque aumenta, diminui os custos de obtenção porque você já tem o que precisa, já se você aumenta o estoque médio, os custos de manuseio, armazenagem e obsolescência aumentam também.

  • Diretamente proporcional

    Armazenagem ---quanto mais estoque ----mais área necessária--- mais custo de aluguel.

    Manuseio ----quanto mais estoque --mais pessoas e equipamentos necessários para manusear os estoques ---mais custo de mão-de-obra e de equipamentos.

    Perdas ----quanto mais estoque---maiores as chances de perdas---- mais custo decorrentes de perdas.

    Obsolescência ---quanto mais estoque ----maiores as chances de materiais tornarem-se obsoletos---- mais custos decorrentes de materiais que não mais serão utilizados.

    Furtos e roubos --- quanto mais estoques --- maiores as chances de materiais serem furtados e/ou roubados ---mais custos decorrentes.

    Os custos inversamente proporcionais são os custos que diminuem com o aumento do estoque médio, isto é, quanto mais elevados os estoques médios, menores serão tais custos (ou vice-versa). São os denominados custos de obtenção, no caso de itens comprados, e custos de preparação, no caso de itens fabricados internamente.

  • Custos inversamente proporcionais ao nível do estoque médio decrescem com o aumento da quantidade média em estoque. São usualmente referidos como custos de pedido. (custo do pedido → inversamente proporcional ao nível do EM)

    Quanto maior o nível do estoque médio (quanto mais eu obtenho materiais), menor será o custo de pedido no período considerado.

    Gabarito: Letra A