SóProvas


ID
4085650
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um choque necessário


Fio remendado, geladeira encostada na parede, ar-condicionado com filtro sujo. O panorama traçado pode ser encontrado com facilidade nos lares cariocas e, além de aumentar o risco de curto circuito e incêndios, contribui para um imenso desperdício na conta de luz. Segundo levantamento feito pela Light, os moradores do Rio poderiam reduzir sua despesa em pelo menos 35% se adotassem medidas simples no dia a dia. Com gasto per capita de eletricidade estimado em 180 quilowatts ao mês, cada morador da cidade desembolsa, em média, 90 reais com o fornecimento de energia, valor que cairia para 58 reais caso o desperdício fosse cortado. Se o excedente de todas as residências fosse poupado durante um ano, o equivalente a 5.300 gigawatts/hora, seria possível abastecer todo o estado do Espírito Santo por doze meses.


Quente e abafado, o clima do Rio contribui diretamente para o alto consumo, causado pelo uso do ar-condicionado, hábito (e necessidade) de muitos cariocas e um grande vilão do gasto doméstico. O aparelho consome a mesma eletricidade que dez ventiladores de teto e, se ligado oito horas por dia durante um mês, o modelo de 7.500 BTUs eleva a conta em 120 reais. O gasto aumenta nos casos em que o aparelho é instalado em aberturas próximas do chão. Como o ar frio é mais pesado do que o quente, ele acaba se concentrando embaixo e mantém a sensação de calor. “As pessoas acham que basta abrir um buraco na parede e colocá-lo ali”, explica o superintendente da Light Mario Romano. “Não é assim que funciona.”


Entre as medidas mais eficazes para reduzir o consumo de energia, poucas têm tanto efeito quanto a escolha correta dos eletrodomésticos. Criado em 1993 pelo governo federal, o selo Procel instalado na parte de trás dos aparelhos identifica, com base em testes em laboratório, os mais econômicos. O produto tem sua performance avaliada através de letras que vão de A a G, sendo a última a dos que esbanjam mais. “Uma máquina com o selo A consome, em média, 15% menos do que as que apresentam qualificação inferior”, atesta Emerson Salvador, da Eletrobrás. “Optar por um modelo certificado é ótimo para o bolso e para o meio ambiente, porque com isso a indústria é incentivada a fazer produtos cada vez mais eficientes”, diz o engenheiro. A evolução na linha de geladeiras mostra como os fabricantes se adaptaram aos novos tempos. Versões lançadas há dez anos gastavam 35 reais por mês, enquanto as novas consomem um terço desse valor. Outro inimigo das finanças é o chuveiro elétrico. Quem permanece vinte minutos diariamente debaixo d’água gasta, mensalmente, 18 reais. Se fossem apenas dez minutos, o valor cairia para 8,75 reais. Atitudes simples poupam recursos preciosos e ainda aliviam o bolso.


Ernesto Neves | 11 de Abril de 2012 | acesso em 12/04/2012 http://vejario.abril.com.br/edicao-da-semana/como-

economizar-conta-luz-681266.shtml [adaptado]

“Optar por um modelo certificado é ótimo” [3º. parágrafo]. A mesma preposição exigida pela regência do verbo optar, em destaque, torna-se necessária em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito-D

    A) Cada ser humano precisa comprometer-se ___ atitudes preservacionistas.

    No sentido de (obrigar-se a) diz-se comprometer-se com alguém OU comprometer-se a fazer alguma coisa

    --------------------------------------------

    B) Ater-se (a)

    Ater (se) A algo (conformar-se, subordinar-se)

    -------------------------------------------------

    C) Atinar.

    ATINAR

    1. COM algo (dar-se conta de; reparar Ø; ter consciência de)

    _ Não conseguia atinar com o mal que tinha causado.

    2. COM algo (descobrir por meio de conjecturas Ø)

    _ Eu não atinava com o que dizer de tão chocado.

    3. PARA algo (atentar; prestar atenção em)

    _ Só agora atinei para a riqueza da cultura francesa.

    --------------------------------------------------------

    D) ANSIAR

    1. POR algo ou verbo no infinitivo (almejar Ø; desejar ardentemente Ø)

    _ O preso anseia por liberdade.

    _ Os moradores das favelas anseiam por viver em paz.

    --------------------------------------------------------

    Fontes: Dicionário de Regência , Rogério Simões.

    Dicionário prático de regência nominal, Celso Luft.

  • Assertiva D

    Faz todo sentido hoje ansiar _por__ um futuro menos temerário para as futuras gerações.

  • regência verbal trata da transitividade de verbo, que pode ser intransitivo (dispensa complementos verbais), transitivo direto (requer complemento verbal direto), transitivo indireto (requer complemento verbal indireto) ou ainda bitransitivo (requer concomitantemente um complemento verbal direto e outro indireto). Nestas duas últimas, o verbo reclama preposição (a, de, em, por, sobre, etc.)

    Abaixo, algumas siglas a fim de atalhar a resolução:

    VTD: Verbo Transitivo Direto

    VTI: Verbo Transitivo Indireto

    VTDI: Verbo Transitivo Direto e Indireto

    O trecho a ser inspecionado:

    "Optar por um modelo certificado é ótimo.”

    Há VTI que rege preposição "por". Inspecionemos os itens abaixo a fim de encontrar um verbo que reja a mesma preposição:

    a) Cada ser humano precisa comprometer-se a atitudes preservacionistas.

    Incorreto. O verbo pronominal "comprometer-se", na acepção de obrigar-se por compromisso oral ou escrito, é VTDI e rege preposição "a".

    b) A análise do produto pode ater-se a três pilares básicos da sustentabilidade: ser economicamente viável, ecologicamente adequado e socialmente justo.

    Incorreto. O verbo pronominal "ater-se", na acepção de fixar-se, prender-se, apegar-se, é VTI e rege preposição "a";

    c) Um fator importante na hora de consumir conscientemente é atinar com/em/a processos de produção empregados.

    Incorreto. No Dicionário Prático de Regência Verbal, p.83, Celso Pedro Luft registra que o verbo "atinar", na acepção de achar pelo tino (instinto; juízo; tato); descobrir por conjectura ou indício; encontrar; dar com, é VTI e pode reger três distintas preposições: com, em e a.

    d) Faz todo sentido hoje ansiar por um futuro menos temerário para as futuras gerações.

    Correto. Rege a mesma preposição. De acordo com Celso Pedro Luft, p.57, o verbo "ansiar", em última instância, era VTD e passou a ser VTI, transitividade usual no português moderno, e rege preposição "por".

    Letra D

  • Correta, D

    Quem anseia, anseia POR algo.

    Faz todo sentido hoje ansiar POR um futuro menos temerário para as futuras gerações.