SóProvas


ID
4086268
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ofícios e invenções


     Nos quatro primeiros séculos da cultura brasileira, trabalhos de natureza inventiva tiveram influência dos índios, negros e portugueses. Assim, foram construídas as igrejas e suas surpreendentes decorações barrocas foram ensinadas especialmente pelos jesuítas. Cada ofício tinha uma confraria, à maneira medieval com seu santo protetor – a dos marceneiros e escultores em madeira, à qual pertencia o Aleijadinho, era a de São José. No século XX, com a vinda dos imigrantes, esse universo inventivo ampliou-se com novas técnicas e materiais de toda espécie. Os italianos colaboraram muito na fabricação de móveis artesanais e na ornamentação arquitetônica, ensinados nos liceus de artes e ofícios. Os alemães trabalharam com mecanismos, fundições e vidrarias; os japoneses, com dobraduras em papéis; os ucranianos, com delicadas pinturas em ovos de Páscoa; e os açorianos, com têxteis e rendas.

     Também fruto de inventividade e técnica populares são os instrumentos musicais populares. Os índios faziam e utilizavam flautas, pios, tambores, trombetas de guerra, em madeira e osso; os africanos trouxeram vários tipos de tambores. Instrumentos de origem afro também são comuns em festas populares brasileiras, como é o caso do berimbau (corda) e ganzá (percussão), na Bahia. [...]

     No pantanal mato-grossense, é muito popular a viola de cocho (tora de madeira escavada, formando uma espécie de recipiente que serve de caixa de ressonância), originária do alaúde árabe. [...]

(TIRAPELI, P. Arte brasileira, arte popular. São Paulo: Ibep, 2011.) 

O uso competente dos sinais de pontuação contribui para a organização das ideias no texto. Assinale a alternativa que apresenta a razão correta do uso desses sinais no trecho dado.

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA D

    D)Os índios faziam e utilizavam flautas, pios, tambores, trombetas de guerra, em madeira e osso → vírgula usada para separar elementos de uma enumeração.

    RESPOSTA: Termos coordenados, isto é, de mesma função sintática:

    EX: A terra, o mar, o céu, tudo glorifica Deus.

  • Gab; D

    Aplicação da Vírgula

    A vírgula marca uma breve pausa e é obrigatória nos seguintes casos:

    1° Inversão de Termos. Ex.: Ontem, à medida que eles corrigiam as questões, eu me preocupava

    com o resultado da prova.

    2° Intercalações de Termos. Ex.: A distância, que tudo apaga, há de me fazer esquecê-lo.

    3° Inspeção de Simples Juízo. Ex.: “Esse homem é suspeito”, dizia a vizinhança.

    4° Enumerações

    - sem gradação: Coleciono livros, revistas, jornais, discos.

    - com gradação: Não compreendo o ciúme, a saudade, a dor da despedida.

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em uso da vírgula. O candidato precisa indicar a assertiva que explica corretamente o uso da vírgula. Vejamos: 

    a) Incorreta.

    "No pantanal mato-grossense, e No século XX, "→ vírgula usada para separar adjunto adverbial de lugar.

    b) Incorreta.

    "Os alemães trabalharam com mecanismos, fundições e vidrarias; os japoneses, com dobraduras em papéis; os ucranianos, com delicadas pinturas em ovos de Páscoa; e os açorianos, com têxteis e rendas." → ponto e vírgula usado para separar uma enumeração de ideias.

    c) Incorreta.

    Cada ofício tinha uma confraria...a dos marceneiros e escultores em madeira, à qual pertencia o Aleijadinho, era a de São José. "→ vírgula usada para separar uma oração subordinada adjetiva de explicação em relação a "confraria".

    d) Correta.

    "Os índios faziam e utilizavam flautas, pios, tambores, trombetas de guerra, em madeira e osso" → vírgula usada para separar elementos de uma enumeração. Os termos enumerados são os que possuem mesmo valor dentro da oração, no caso em tela, ambos são complementos do verbo "utilizar".

    Gabarito: D