SóProvas


ID
408874
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBRAM-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação a legislação, normas e recomendações acerca
de gestão de documentos e informações em arquivos
governamentais, julgue os itens de 40 a 41.

Uma vez arquivado, um documento não pode ser retirado do arquivo, exceto no caso de solicitação de caráter jurídico, mediante o qual podem ser emprestados os processos não encerrados. Nos demais casos, as informações solicitadas devem ser fornecidas por meio de transcrições ou, caso haja necessidade, de consulta direta ao documento, que deve ser realizada no próprio arquivo.

Alternativas
Comentários
  • Como sempre a malícia do Cespe tentando nos derrubar:
    Uma vez arquivado, um documento não pode ser retirado do arquivo, exceto no caso de solicitação de caráter jurídico, mediante o qual podem ser emprestados os processos não encerrados. Nos demais casos, as informações solicitadas devem ser fornecidas por meio de transcrições ou, caso haja necessidade, de consulta direta ao documento, que deve ser realizada no próprio arquivo.
    A questão estaria correta se retirássemos os não, pois os processos não encerrados lógicamente não poderão ser retirados do local. Muita atenção.

    Espero ter ajudo.
  • Direto ao Ponto!

    Uma vez arquivado, um documento não pode ser retirado do arquivo, exceto no caso de solicitação de caráter jurídico, mediante o qual podem ser emprestados os processos não (SE NÃO FOI ENCERRADO, NÃO PODE TIRAR!) encerrados. Nos demais casos, as informações solicitadas devem ser fornecidas por meio de transcrições ou, caso haja necessidade, de consulta direta ao documento, que deve ser realizada no próprio arquivo.

    GABARITO: ERRADO

  • Eu fiquei um pouco confusa, mas acho que os documentos podem ser emprestados, ou seja, podem ser retirados do arquivo. Olhem essas 2 questões:

    Q315978 - SERPRO 2013

    O empréstimo de documentos é facultado entre instituições governamentais apenas para uso oficial. (gab: certo)

    Q110007 - TRT/21 2010

    Nos arquivos permanentes, permite-se a transferência física e temporária de documentos para locação interna ou externa com fins de referência, consulta, reprodução, pesquisa ou exposição. (gab: certo)

    Se alguém tiver alguma outra fonte, só me mandar um privado :D