SóProvas


ID
408907
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBRAM-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens de 52 a 60, relativos à preservação e à
conservação de documentos arquivísticos.

A utilização de novas tecnologias digitais nos arquivos favorece a preservação e a conservação, uma vez que os suportes são comprovadamente mais duráveis e mais estáveis para o armazenamento, em comparação com os meios convencionais de registrar informações.

Alternativas
Comentários
  • Colegas, anotei no meu livro - não sei em qual questão estava esta informação - mas o papel é o "suporte documental que tem se revelado de maior durabilidade". 

    Ademais, os documentos digitais apresentam, dentre outras desvantagens, a facilidade em se tornarem obsoletos. 

    A questão possui dois erros: dizer que o suporte das novas tecnologias são comprovadamente mais duráveis e mais estáveis para o armazenamento.
  • Só para reforçar, além do exposto pelo colega Juraci Junior, lembremo-nos das definições:
    Armazenar: local físico, onde estão dispostos os arquivos. Ex.: caixas, prateleoras, etc.
    Acondicionamento: meio destinado a proteção do documento. Ex.: película, papel, etc.
    A questão trocou os conceitos.
    Espero ter ajudado.
  • A utilização dessas tecnologias auxilia na preservação de documentos exatamente pelo fato do suporte digital ser mais frágil do que os tradicionais, como o papel.

  • O e-ARQ Brasil fala alguma coisa sobre isso...

    "Tradicionalmente, a preservação de documentos arquivísticos concentra-se na obtenção da estabilidade do suporte da informação. Nos documentos convencionais, conteúdo e suporte estão intrinsecamente ligados, de modo que a manutenção do suporte garante a preservação do documento. Por outro lado, nos documentos digitais, o foco da preservação é a manutenção do acesso, que pode implicar mudança de suporte e formato, bem como atualização do ambiente tecnológico. A fragilidade do suporte digital e a obsolescência tecnológica de hardware, software e formato exigem intervenções periódicas."

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/earqbrasil_model_requisitos_2009.pdf (pág 35)

  • Direto ao ponto!

    A utilização de novas tecnologias digitais nos arquivos favorece a preservação e a conservação, uma vez que os suportes são comprovadamente mais duráveis e mais estáveis para o armazenamento (SÃO MENOS ESTÁVEIS E DURÁVEIS), em comparação com os meios convencionais de registrar informações.

    GABARITO: ERRADO

    Essa questão responde:

    Q136305 IBRAM-DF - 2009

    Em termos de uso e preservação, existem muitas vantagens em fazer a migração de documentos convencionais de arquivo para meios digitais, como, por exemplo, a rapidez no acesso à informação, a economia de espaço, uma maior durabilidade das mídias por não haver manuseio direto, entre outras, que reduzem significativamente os gastos com infraestrutura e recursos humanos.

    GABARITO: ERRADO

    Justificativa para as duas: Também, tinha a falsa noção de que um doc em ambiente computacional era melhor em tudo, porém, respondendo questões, vi que não!

    Não há alta durabilidade, nem estabilidade = pois é necessário ter atualizações, troca de equipamentos, migração de mídias, emulação de software (Simular um software obsoleto em um mais moderno) e por aí vai. Logo, é mais difícil lidar com doc digital nesse sentido.

    Já em comparação ao arquivo normal em papel = você larga lá e podem se passar 20 anos e a tia do arquivo consegue cuidar sem muito trabalho. Agora olha quanto evoluiu o meio digital em 20 anos! NÃO HÁ ESTABILIDADE