Direto ao ponto!
Em termos de uso e preservação, existem muitas vantagens em fazer a migração de documentos convencionais de arquivo para meios digitais, como, por exemplo, a rapidez no acesso à informação, a economia de espaço, uma maior durabilidade das mídias por não haver manuseio direto, entre outras, que reduzem significativamente os gastos com infraestrutura e recursos humanos.
GABARITO: ERRADO
Essa questão responde:
Q13630 IBRAM-DF 2009 (Mesma prova)
A utilização de novas tecnologias digitais nos arquivos favorece a preservação e a conservação, uma vez que os suportes são comprovadamente mais duráveis e mais estáveis para o armazenamento (SÃO MENOS ESTÁVEIS E DURÁVEIS), em comparação com os meios convencionais de registrar informações.
GABARITO: ERRADO
Justificativa para as duas: Também, tinha a falsa noção de que um doc em ambiente computacional era melhor em tudo, porém, respondendo questões, vi que não!
Não há alta durabilidade, nem estabilidade = pois é necessário ter atualizações, troca de equipamentos, migração de mídias, emulação de software (Simular um software obsoleto em um mais moderno) e por aí vai. Logo, é mais difícil lidar com doc digital nesse sentido.
Já em comparação ao arquivo normal em papel = você larga lá e podem se passar 20 anos e a tia do arquivo consegue cuidar sem muito trabalho. Agora olha quanto evoluiu o meio digital em 20 anos! NÃO HÁ ESTABILIDADE