SóProvas


ID
4091155
Banca
Calegariox Serviços
Órgão
Prefeitura de Brasiléia - AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação ao Desenvolvimento Organizacional, qual das alternativas abaixo considera que os fatores (positivos e negativos), estando em equilíbrio dinâmico, podem ou não conduzir à uma mudança na empresa?

Alternativas
Comentários
  • A Análise do Campo de Força foi criada por Kurt Lewin na década de 1940.

    Hoje em dia, no entanto, ele também é utilizada nos negócios, para tomar decisões de comunicação e ir / não-ir também conhecido como Go / No Go.

    A noção por trás da Análise do Campo de Força é que as situações são mantidas por meio de um equilíbrio entre as forças que impulsionam a mudança, e muitas outras que resistem à mudança. Para que a mudança ocorra, as forças positivas precisam ser reforçadas e as forças de resistência enfraquecidas.

    Fonte: site Gradus

  • Método de Ivy Lee

    Trata-se de uma estratégia desenvolvida em 1918 pelo americano de mesmo nome. Lee era jornalista, mas ficou conhecido por ser um pioneiro na área de relações públicas.

    O método desenvolvido por ele segue cinco passos. A eficiência da lista se deve ao fato de ela ser fácil de executar. Além de priorizar as tarefas mais importantes, ressalta que o correto é sempre concluir o ponto em que se está, para só depois passar para outro. Veja o passo a passo e torne a sua rotina mais proveitosa.

    1. No fim de cada dia, escreva as seis tarefas mais importantes que você precisa realizar no dia seguinte.

    2. Liste essas tarefas em nível de importância: da mais para a menos urgente.

    3. Comece o dia seguinte se concentrando na primeira tarefa. Trabalhe nela até terminar antes de prosseguir para o próximo item da lista.

    4. Continue trabalhando neste ritmo, focando em uma tarefa por vez. No fim do dia, passe as tarefas que não conseguiu realizar para a lista do dia seguinte.

    5. Repita esse processo todos os dias.

  • A análise do campo de força, também conhecida como  de campo de força, é uma ferramenta que se configura num modelo estratégico para decisões, pois consegue agrupar de modo organizado e de uma forma visual, todas as forças que contribuem para a mudança, bem como as forças que vão contra a mudança proposta.

  • a) Considerando a premissa de que o comportamento das pessoas em um grupo é muito mais do que a soma de comportamentos individuais, assim como o comportamento dos grupos na organização é mais do que soma do comportamento de um grupo, de forma aparentemente unânime, a  está relacionada a um sistema de valores compartilhados, princípios, crenças e políticas que regem os membros de uma empresa.

    Assim sendo, estamos falando das características mais valorizadas pela organização e que definem os padrões de comportamento, diferenciando-a das demais organizações existentes no mercado. Isto é, seria uma espécie de “DNA” da empresa.

    b) Princípio Recursivo. Nas palavras de Morin, “um processo recursivo é um processo em que os produtos e os efeitos são, ao mesmo tempo, causas e produtores daquilo que os produziu.” (1990, p. 108) Afirmar o princípio recursivo é afirmar que na realidade há processos nos quais efeitos podem ser causadores de suas causas