SóProvas



Prova Calegariox Serviços - 2015 - Prefeitura de Brasiléia - AC - Administrador


ID
4091152
Banca
Calegariox Serviços
Órgão
Prefeitura de Brasiléia - AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Dentre o conjunto de expectativas da organização a respeito do comportamento do administrador, as atividades de orientação de funcionários e início de projetos representam, respectivamente, a categoria e o papel:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

  • "atividades de orientação de funcionários" -> para orientar seus funcionários, o administrador precisa se relacionar com eles. Portanto, havendo uma relação/interação nasce o relacionamento interpessoal.

    Por eliminação, alternativa B


ID
4091155
Banca
Calegariox Serviços
Órgão
Prefeitura de Brasiléia - AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação ao Desenvolvimento Organizacional, qual das alternativas abaixo considera que os fatores (positivos e negativos), estando em equilíbrio dinâmico, podem ou não conduzir à uma mudança na empresa?

Alternativas
Comentários
  • A Análise do Campo de Força foi criada por Kurt Lewin na década de 1940.

    Hoje em dia, no entanto, ele também é utilizada nos negócios, para tomar decisões de comunicação e ir / não-ir também conhecido como Go / No Go.

    A noção por trás da Análise do Campo de Força é que as situações são mantidas por meio de um equilíbrio entre as forças que impulsionam a mudança, e muitas outras que resistem à mudança. Para que a mudança ocorra, as forças positivas precisam ser reforçadas e as forças de resistência enfraquecidas.

    Fonte: site Gradus

  • Método de Ivy Lee

    Trata-se de uma estratégia desenvolvida em 1918 pelo americano de mesmo nome. Lee era jornalista, mas ficou conhecido por ser um pioneiro na área de relações públicas.

    O método desenvolvido por ele segue cinco passos. A eficiência da lista se deve ao fato de ela ser fácil de executar. Além de priorizar as tarefas mais importantes, ressalta que o correto é sempre concluir o ponto em que se está, para só depois passar para outro. Veja o passo a passo e torne a sua rotina mais proveitosa.

    1. No fim de cada dia, escreva as seis tarefas mais importantes que você precisa realizar no dia seguinte.

    2. Liste essas tarefas em nível de importância: da mais para a menos urgente.

    3. Comece o dia seguinte se concentrando na primeira tarefa. Trabalhe nela até terminar antes de prosseguir para o próximo item da lista.

    4. Continue trabalhando neste ritmo, focando em uma tarefa por vez. No fim do dia, passe as tarefas que não conseguiu realizar para a lista do dia seguinte.

    5. Repita esse processo todos os dias.

  • A análise do campo de força, também conhecida como  de campo de força, é uma ferramenta que se configura num modelo estratégico para decisões, pois consegue agrupar de modo organizado e de uma forma visual, todas as forças que contribuem para a mudança, bem como as forças que vão contra a mudança proposta.

  • a) Considerando a premissa de que o comportamento das pessoas em um grupo é muito mais do que a soma de comportamentos individuais, assim como o comportamento dos grupos na organização é mais do que soma do comportamento de um grupo, de forma aparentemente unânime, a  está relacionada a um sistema de valores compartilhados, princípios, crenças e políticas que regem os membros de uma empresa.

    Assim sendo, estamos falando das características mais valorizadas pela organização e que definem os padrões de comportamento, diferenciando-a das demais organizações existentes no mercado. Isto é, seria uma espécie de “DNA” da empresa.

    b) Princípio Recursivo. Nas palavras de Morin, “um processo recursivo é um processo em que os produtos e os efeitos são, ao mesmo tempo, causas e produtores daquilo que os produziu.” (1990, p. 108) Afirmar o princípio recursivo é afirmar que na realidade há processos nos quais efeitos podem ser causadores de suas causas


ID
4091158
Banca
Calegariox Serviços
Órgão
Prefeitura de Brasiléia - AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Código de Ética Profissional do Administrador (CEPA) é o guia orientador e estimulador dos comportamentos do administrador e está fundamentado em um conceito de ética direcionado para o desenvolvimento do profissional. Analisando o CEPA, podemos encontrar algumas informações, tais como:


I – Dos Deveres Especiais em Relação aos Colegas: aceitar cargo, emprego ou função, para substituir colega que dele tenha se afastado ou desistido, visando os interesses da empresa;

II- Das proibições: anunciar-se com excesso de qualificativos, admitida a indicação de títulos, cargos e especializações;

III - Dos deveres: manter sigilo sobre tudo o que souber em função de sua atividade profissional;

IV – Dos Honorários Profissionais: oferecer ou disputar serviços profissionais, mediante aviltamento de honorários ou em concorrência desleal.


De acordo com o CEPA, qual das alternativas abaixo não está correta?

Alternativas

ID
4091161
Banca
Calegariox Serviços
Órgão
Prefeitura de Brasiléia - AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com relação a Lei de Acesso à Informação, o prazo máximo para que um documento seja mantido em sigilo é de:

Alternativas
Comentários
  • Art. 24. § 1º Os prazos máximos de restrição de acesso à informação, conforme a classificação prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes:

    I - ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos;

    II - secreta: 15 (quinze) anos; e

    III - reservada: 5 (cinco) anos.

    Os documentos ultrassecretos podem ter o prazo de restrição por mais 25 anos de acordo com o art. 35, § 2º da LAI, que diz:

    Art. 35. § 1º É instituída a Comissão Mista de Reavaliação de Informações, que decidirá, no âmbito da administração pública federal, sobre o tratamento e a classificação de informações sigilosas e terá competência para:

    III - prorrogar o prazo de sigilo de informação classificada como ultrassecreta, sempre por prazo determinado, enquanto o seu acesso ou divulgação puder ocasionar [I] ameaça externa à soberania nacional ou à integridade do território nacional ou [II] grave risco às relações internacionais do País, observado o prazo previsto no § 1º do art. 24.

    § 2º O prazo referido no inciso III é limitado a uma única renovação.

    Portanto, o prazo máximo para que um documento seja mantido em sigilo é de até 50 anos.

  • 25 anos prorrogáveis por mais 25 anos = 50 anos

  • Gabarito: D


ID
4091164
Banca
Calegariox Serviços
Órgão
Prefeitura de Brasiléia - AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O servidor público tem um papel decisivo na Administração Pública, pois a sua atuação está necessariamente voltada para os anseios da comunidade ou sociedade na qual ele vive.


Alguns princípios fundamentais à sua atuação são:


I - É um agente de transformação a serviço da sociedade;

II - Tem o compromisso condescendente com a ética e com os princípios constitucionais;

III – Procura sempre se atualizar e desenvolver novas competências;

IV - Capacidade de lidar com a diferença e a diversidade.


Qual das alternativas abaixo apresenta corretamente todos os princípios do servidor público?











Alternativas
Comentários
  • condescendente - complacente; que não impõe ordem, disciplina; tolerante, flexível.
  • Lei nº 8112, de 11 de dezembro de 1990

    Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:   

    I - assiduidade;

    II - disciplina;

    III - capacidade de iniciativa;

    IV - produtividade;

    V- responsabilidade.

  • Oxe! A questão tem duas alternativas iguais... Que bacana kkkkkkkkkkk


ID
4091167
Banca
Calegariox Serviços
Órgão
Prefeitura de Brasiléia - AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O peróxido de éter, o amoníaco e a graxa são materiais classificados:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    Classificação por perecibilidade

    Trata-se de uma classificação que leva em conta a alteração das propriedades físico-químicas do material. Gêneros alimentícios, vacinas, materiais para testes laboratoriais, entre outros, são considerados perecíveis, já que estão sujeitos à deterioração e à decomposição.

    Viana (2011), em visão abrangente, arrola diversas razões passíveis de ensejar a classificação de um material como perecível:

    • Por ação higroscópica (ex.: cal virgem);

    • Por limitação do tempo (ex.: alimentos, remédios);

    Instáveis (ex.: peróxidos e óxidos);

    • Por contaminação por água (ex.: óleo para transformadores);

    Por contaminação por partículas sólidas (ex.: graxa);

    • Pela ação da gravidade (ex.: eixos de grande comprimento);

    • Por queda, colisão ou vibração (ex.: cristais, vidros etc.);

    • Pela mudança de temperatura (ex.: selantes e anéis de vedação);

    • Pela ação da luz (ex.: filmes fotográficos);

    • Por ação de atmosfera agressiva (ex.: atmosfera com cloro, ácidos etc.);

    • Peça ação de animais (ratos, insetos etc.)

  • GABARITO: LETRA D

    ACRESCENTANDO:

    Classificação quanto à Perecibilidade:

    Os materiais podem ser classificados como perecíveis e não perecíveis. Um material perecível é aquele que pode se estragar, apodrecer ou perder suas características físicas ou químicas. Um exemplo de material perecível é o leite. Esse material tem um prazo de validade, não é mesmo? Se for comprado em “saquinhos”, sua validade será curta. Já se for comprado em uma embalagem de “caixinha”, sua validade será maior. De qualquer forma, em algum tempo ele perderá suas características e não estará mais adequado ao consumo. Assim, devemos identificar quais são os produtos perecíveis que temos em estoque para que possamos dar um tratamento adequado a cada um deles. Além disso, a informação dos prazos de validade irá ser útil para que as compras não sejam feitas em excesso e a empresa não tenha de “jogar fora” materiais por perda da validade.

    Lembre-se de que não é só a passagem do tempo que pode fazer um produto perecer, estragar, mas também o calor, a umidade, dentre diversos outros fatores que podem afetar os materiais.

    FONTE:  Administração De Recursos Materiais Para Concursos: Teoria e 370 Questões de Concursos Comentadas – Rodrigo Rennó.

  • Jurava que era a letra B

  • A questão em exame exige que tenhamos conhecimento sobre algumas formas de classificar os materiais. Vamos analisar os métodos apresentados em busca daquele que inclui itens como o peróxido de éter, o amoníaco e a graxa.

    A – INCORRETA. A classificação por demanda considera os materiais como de estoque (aqueles que devida sua previsibilidade de consumo, devem ser mantidos em estoque) e de não estoque (aqueles que dada a imprevisibilidade de demanda, não têm a necessidade de estarem em estoque).

    B – INCORRETA. A classificação por periculosidade inclui aqueles materiais que oferecem risco, especialmente enquanto são manuseados e transportados. Podemos incluir nessa categoria: explosivos, líquidos e sólidos inflamáveis, materiais corrosivos, oxidantes e radioativos

    C – INCORRETA. A classificação XYZ, quanto à criticidade, ou por importância operacional, considera o grau de imprescindibilidade do material para o desempenho das atividades organizacionais. Por exemplo, o material da classe X tem baixa criticidade, isto é, pode ser obtido facilmente para reposição e sua ausência não incorre em riscos à organização; o material Y é de criticidade mediana, ou seja, ainda pode ser substituído com relativa facilidade; já os materiais Z são de alta criticidade, isso significa que são de extrema importância para o desempenho das atividades da organização, bem como não são de fácil reposição.

    D – CORRETA. A classificação por perecibilidade leva em consideração o desaparecimento das propriedades físicas e químicas do material. Algumas classificações são dadas por Viana (2017):

    Instáveis: peróxido de éter.

    Voláteis: o amoníaco.

    contaminação por partículas sólidas: graxa.

    Após analisar as alternativas apresentadas, notamos que o que a classificação que se pedia pôde ser encontrada na alternativa "D", por periculosidade.

    GABARITO: D

    Fontes:

    FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.

    VIANA, João José. Administração de Materiais: um Enfoque Prático. São Paulo: Atlas, 2017.

  • Menos galera, GRAXA não é tão perigosa assim kkkkkkkk


ID
4091170
Banca
Calegariox Serviços
Órgão
Prefeitura de Brasiléia - AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Com relação a codificação de um estoque podemos dizer que:


I – A codificação decimal divide os materiais em pequenos grupos, de acordo com o campo de emprego, numerando-os de 01 a 99.

II – Na codificação decimal os grupos são divididos em subclasses, numerando-os do 001 a 999.

III – A Federal Supply Classification (FSC) é composta por 11 dígitos, sendo que os quatro primeiros definem a Classe (dois primeiros dígitos) e Grupo (os dois seguintes).

IV – Na Federal Supply Classification (FSC) é possível criar um 12º dígito que será o dígito verificador do material.


Dentre as alternativas abaixo, a única que apresenta todas as informações incorretas é:

Alternativas
Comentários
  • GAB. A

    "I – A codificação decimal divide os materiais em pequenos grupos, de acordo com o campo de emprego, numerando-os de 01 a 99." (CERTO)

    Sistema Decimal: Os dois primeiros dígitos especificarão o grupo do item. Esta é classificação mais abrangente e constitui o primeiro agrupamento de itens. Exemplo:

    01 – matéria prima

    02 – produtos em processamento

    03 – produtos acabados

    04 – material de escritório

    "II – A Federal Supply Classification (FSC) é composta por 11 dígitos, sendo que os quatro primeiros definem a Classe (dois primeiros dígitos) e Grupo (os dois seguintes)." (CERTO)

    Federal Supply Classification (FSC)

    XX XX XXXXXX X

    Os dois primeiros dígitos são o grupo, os dois seguintes a classe, a terceira sequência o código de identificação e o último é o dígito verificador

  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre dois sistemas de codificação de materiais, a decimal e a Federal Supply Classification. Vejamos alguns pontos principais sobre o assunto e, em seguida, vejamos qual das alternativas apresenta os itens incorretos, como pede a questão.

    Codificação decimal

    A codificação decimal é marcada por dividir os materiais em grupos grandes, segundo o campo de emprego, numerando-os de 01-99. Sendo que os grupos são divididos em subclasses, numerando-os de 001 a 999. Por fim, a última sequência de três dígitos, 001-999, é responsável pela identifaicação do item em sua subclasse.

    Federal Supply Classification - FSC

    O Federal Supply Classification (FSC) surge no contexto de II guerra mundial, após o conflito entre o departamento de defesa e a administração dos serviços gerais dos estados unidos, para estabelecer um sistema uniforme de codificação que fosse capaz de identificar e catalogar os materiais sob o controle dos departamentos do governo.

    O FSC classifica, descreve e enumera uniformemente todos os itens em estoque, de modo que possam ser identificados em qualquer lugar onde os órgãos do governo americano estão. Por meio da ampla divulgação do FSC, o governo dos EUA permite o uso do FSC por outros países.

    Tendo feito essa apresentação, vamos a mais detalhes sobre o sistema:

    Sua estrutura é composta por 11 dígitos, distribuídos da seguinte forma:

    • 4 dígitos para número de classe (NC), sendo que os dois primeiros representam grupos de materiais, os quatro definem a classe do material.
    • 7 dígitos para número de identificação (NI), os sete números sequenciais podem ser subdivididos em dois grupos. Sendo que, os 3 primeiros dígitos podem indicar a unidade de aplicação do material ou a região em que será usado. Os 4 últimos dígitos indicam a sequência de cadastramento do material, podendo ser geral ou específico da área de utilização.

    O décimo segundo número tem a função de dígito verificador.

    Com relação a codificação de um estoque podemos dizer que os itens incorretos são:

    I – INCORRETO. A codificação decimal é marcada por dividir os materiais em grandes grupos, segundo o campo de emprego, numerando-os de 01 a 99.

    III – INCORRETO. sendo que os dois primeiros representam grupos de materiais, os quatro definem a classe do material.

    Diante disso, concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte: VIANA, J. J. Administração de Materiais - Um Enfoque Prático. São Paulo: Atlas, 2017.


ID
4091173
Banca
Calegariox Serviços
Órgão
Prefeitura de Brasiléia - AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Oferecer flexibilidade na gestão do caixa do setor público e evitar o desperdício de recursos são propósitos básicos do princípio:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    "Não Vinculação ou Não Afetação das Receitas

    O princípio da não afetação de receitas determina que as receitas de impostos não sejam previamente vinculadas a determinadas despesas, a fim de que estejam livres para sua alocação racional, no momento oportuno, conforme as prioridades públicas."

    Se porventura a maioria dos recursos já estiverem vinculados, o gestor fica "atado" às poucas receitas disponíveis no caixa. Isso é péssimo para a economia e planejamento uma vez que despesas vindouras essenciais terão de ser financiadas, aumentando o gasto público.

    Fonte: PALUDO AUGUSTINHO, Orçamento Público e Administração Financeira e Orçamentária

  • Oferecer flexibilidade na gestão do caixa do setor público e evitar o desperdício de recursos são propósitos básicos do princípio:

    Da Não Afetação.

  • EXCEÇÕES da Não afetação de receitas:

    Fundos constitucionais; Fundeb;

    Ações em saúde;

    garantia ARO;

    ações adm tributária;

    prestação de garantia à União (municípios e estados).

  • Não afetação da despesa: "Não é porque você paga IPTU que sua rua tem que estar asfaltada."

  • O princípio da não vinculação de receitas dispõe que nenhuma receita de impostos poderá ser reservada ou comprometida para atender a certos e determinados gastos, salvo as ressalvas constitucionais.

    GAB.B

  • Resposta: alternativa B.

    Os 10 principais princípios orçamentários:

    1.     Princípio da Unidade

    O orçamento deve ser uno. Isto é, apenas um orçamento para cada ente federativo. Não devendo, portanto, elaborar um orçamento para cada Poder.

    2.     Princípio da Totalidade

    Coexistência de múltiplos orçamentos que, entretanto, devem sofrer consolidação, de forma a permitir uma visão geral do conjunto das finanças públicas.

    3.     Princípio da Anualidade

    O orçamento deve ser elaborado e autorizado para um determinado período de tempo, geralmente um ano.

    4.     Princípio da Exclusividade

     A Lei Orçamentária deverá conter apenas matéria orçamentária ou financeira.

    5.     Princípio do Equilíbrio

    O montante da despesa autorizada em cada exercício não poderá ser superior ao total de receitas estimadas para o mesmo período.

    6.     Princípio da Especialização ou Princípio da Discriminação

    As receitas e as despesas devem aparecer de forma discriminada, de tal forma que se possa saber, pormenorizadamente, as origens dos recursos e sua aplicação.

    7.     Princípio do Orçamento Bruto

    Todas as receitas e despesas constarão na LOA pelos seus valores totais, vedadas quaisquer deduções.

    8.     Princípio da Universalidade

    O orçamento deverá conter TODAS das receitas e TODAS as despesas.

    9.     Princípio da não vinculação do produto dos impostos

    O art. 167, IV da Constituição consagra o assim chamado Princípio da Não-Afetação, proibindo a vinculação da receita de impostos a órgão, fundo ou despesa.

    10. Princípio da Unidade de Tesouraria

    É vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais. (todas as receitas em uma conta única.)

     

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/conheca-os-10-principais-principios-orcamentarios-e-gabarite-afo/

  • Algumas matérias como essa (chatas pra caralh*), a exemplo de contabilidade, tem o seguinte propósito: Fez sentido? NÃO marque!


ID
4091176
Banca
Calegariox Serviços
Órgão
Prefeitura de Brasiléia - AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Analisando a Lei Complementar nº 101/2000, é correto afirmar que, com relação aos limites de gastos:

Alternativas
Comentários
  • Analisando a Lei Complementar nº 101/2000, é correto afirmar que, com relação aos limites de gastos:

    O Município deve destinar à Saúde 15% de sua arrecadação, no mínimo.

  • Não é de acordo com a CF/88?

  • A lei 101/00 não fala sobre o % da saude mas a CF88

     Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único...    

    § 2º A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios aplicarão, anualmente, em ações e serviços públicos de saúde recursos mínimos derivados da aplicação de percentuais calculados sobre:        

    I - no caso da União, a receita corrente líquida do respectivo exercício financeiro, não podendo ser inferior a 15% (quinze por cento); 

  • O limite não é Legal, mas sim, constitucional.
  • ERRAREI MILHARES DE VEZES ............{{{(>_<)}}}

  • Bizarro.

    Não está na LRF.

    E o que consta na CF/88 sobre os 15% é pra União.

    Art. 198. (...)    

       

    I - no caso da União, a receita corrente líquida do respectivo exercício financeiro, não podendo ser inferior a 15% (quinze por cento); 

  • Para que a questão em apreço respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os limites de gastos.

    Pessoal, esta questão apresenta um equívoco, veja:

    CF, art. 198, § 2º A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios aplicarão, anualmente, em ações e serviços públicos de saúde recursos mínimos derivados da aplicação de percentuais calculados sobre:  

    • I - no caso da União, a receita corrente líquida do respectivo exercício financeiro, não podendo ser inferior a 15% (quinze por cento);

    Primeiro que o texto é o constitucional, não o da LRF. Outra, lá vemos falar da União, não dos Municípios.

    Sendo, na minha visão, a anulação o melhor caminho a ser seguido neste caso.

    GABARITO DA BANCA: B

    GABARITO SUGERIDO: ANULAÇÃO

    Fonte:

    BRASIL. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988


ID
4091179
Banca
Calegariox Serviços
Órgão
Prefeitura de Brasiléia - AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Dentre as opções abaixo, qual não corresponde a um dos objetivos do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI)?

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    SIAFI foi construído com objetivos bem definidos, que no Site do Tesouro Nacional encontramos:

    a) prover mecanismos adequados ao controle diário da execução orçamentária, financeira e patrimonial aos órgãos da Administração Pública;

    b) fornecer meios para agilizar a programação financeira, otimizando a utilização dos recursos do Tesouro Nacional, através da unificação dos recursos de caixa do Governo Federal;

    c) permitir que a contabilidade pública seja fonte segura e tempestiva de informações gerenciais destinadas a todos os níveis da Administração Pública Federal;

    d) padronizar métodos e rotinas de trabalho relativas à gestão dos recursos públicos, sem implicar rigidez ou restrição a essa atividade, uma vez que ele permanece sob total controle do ordenador de despesa de cada unidade gestora;

    e) permitir o registro contábil dos balancetes dos estados e municípios e de suas supervisionadas; (B)

    f) permitir o controle da dívida interna e externa, bem como o das transferências (D)

    g) integrar e compatibilizar as informações no âmbito do Governo Federal;

    h) permitir o acompanhamento e a avaliação do uso dos recursos públicos; (C) e

    i) proporcionar a transparência dos gastos do Governo Federal.


ID
4091182
Banca
Calegariox Serviços
Órgão
Prefeitura de Brasiléia - AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Dentre as opções abaixo, qual aquela que apresenta um exemplo de tributo referente ao estágio da receita pública de lançamento por homologação?

Alternativas
Comentários
  • IRPF,é lançado por homologação,apesar do nome "Declaração de imposto de renda",pois mesmo com o pagamento o débito do sujeito passivo não se extingue completamente,dependendo da homologação feita pela autoridade fiscal,podendo a autoridade fiscal efetuar o lançamento de ofício em até 5 anos,depois do pagamento feito pelo sujeito passivo,claro,ressalvadas as hipóteses de suspensão do prazo decadencial.

    Haverá homologação tácita depois de completado os cinco anos sem manifestação da fazenda pública.

    Questão deveria ser anulada.

  • Lançamento por homologação é aquele em que o contribuinte auxilia ostensivamente o Fisco na atividade do lançamento, recolhendo o tributo, antes de qualquer providência da Administração, com base em montante que ele próprio mensura. A partir dessa providência antecipatória de pagamento, cabe à entidade impositora proceder à conferência da exatidão do volume recolhido, homologando, expressa ou tacitamente, o procedimento adotado.

    Como exemplos de tributos sujeitos a esse tipo de lançamento, temos: ICMS, ISS, IPI, imposto de renda, ITCMD, PIS e COFINS e os empréstimos compulsórios. Todos estes tributos citados, portanto, estão condicionados a uma declaração prévia do sujeito passivo que dá causa ao fato gerador, devendo ser homologados posteriormente pela autoridade administrativa, ou, caso o valor apurado não seja o correto, a autoridade notificará o contribuinte para que pague a diferença, efetuando novo lançamento, dessa vez de ofício.

  • MODOS DE LANÇAMENTO:

    LANÇAMENTO DE OFÍCIO (DIRETO): O CONTRIBUINTE NÃO PARTICIPA DO LANÇAMENTO. EXS: IPTU, IPVA.

    LANÇAMENTO POR DECLARAÇÃO (MISTO: O CONTRIBUINTE PRESTA DECLARAÇÃO SOBRE OS FATOS PERTINENTES À IMPOSIÇÃO TRIBUTÁRIA. EXS: ITR, ITCM.

    LANÇAMENTO POR HOMOLOGAÇÃO (INDIRETO): O CONTRIBUINTE TEM QUE VERIFICAR A OCORRÊNCIA DO FATO GERADOR, CALCULAR O MONTANTE DEVIDO E EFETUAR O PAGAMENTO. EX: IR.

    ESSA QUESTÃO DEVERIA TER SIDO ANULADA.

    FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS


ID
4091185
Banca
Calegariox Serviços
Órgão
Prefeitura de Brasiléia - AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação ao Suprimento de Fundos não é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O prazo máximo para aplicação do suprimento de fundos será de até 90 (noventa) dias a contar da data do ato de concessão do suprimento de fundos, e não ultrapassará o término do exercício financeiro.

  • a) despesas de capital, por exemplo, não podem ser realizadas por meio de adiantamento.
  • O prazo de aplicação do Suprimento de Fundos é de até 90 (noventa) dias, contado da assinatura do ato de concessão. No ato em que autorizar a concessão de suprimento de fundos, a autoridade ordenadora fixará o prazo da prestação de contas, que deverá ser apresentada dentro dos 30 (trinta) dias subsequentes do término do período de aplicação.

    O prazo de aplicação do recurso concedido não ultrapassará o término do exercício financeiro, ou seja, 31/12.

    O Decreto n. 200/1967 estabelece em seu artigo 83 que "cabe aos detentores de suprimentos de fundos fornecer indicação precisa dos saldos em seu poder em 31 de dezembro, para efeito de contabilização e reinscrição da respectiva responsabilidade pela sua aplicação em data posterior, observados os prazos assinalados pelo ordenador da despesa".

    Além disso, o parágrafo único do caput estabelece que "a importância aplicada até 31 de dezembro será comprovada até 15 de janeiro seguinte'.

    Gabarito: Letra B


ID
4091188
Banca
Calegariox Serviços
Órgão
Prefeitura de Brasiléia - AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Analisando a Escrituração Contábil dos Restos a Pagar referentes às Despesas da Administração Pública, é correto afirmar que “Bancos Conta Movimento” e “Crédito Empenhado” correspondem, respectivamente, a:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A

    Pagamento de Restos a Pagar e Registro da Liquidação da Despesa.

    Registro da Liquidação da Despesa

    RLD = D – Crédito Empenhado,C – Crédito Liquidado

    Registro da Inscrição dos Restos a Pagar

    Sistema Financeiro

    D – Despesa

    C – Restos a Pagar

    Cancelamento de Restos a Pagar

    Sistema Financeiro

    D – Restos a Pagar

    C – Desincorporação de Passivos

    Pagamento de Restos a Pagar

    Sistema Financeiro

    D – Restos a Pagar

    C – Bancos Conta Movimento


ID
4092223
Banca
Calegariox Serviços
Órgão
Prefeitura de Brasiléia - AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Na atualidade são poucos os países que ainda possuem reis e rainhas, um exemplo de um país que ainda possui é:

Alternativas

ID
4104160
Banca
Calegariox Serviços
Órgão
Prefeitura de Brasiléia - AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Quantos elementos tem o conjunto “A” sabendo que podemos formar 256 subconjuntos ao todo?

Alternativas
Comentários
  • O Número de um subconjuntos de um conjunto qualquer é dado pela lei 2^m (2 elevado a m) onde m é o número de elementos desse conjunto.

    dessa forma:

    2^m=256

    fatorar 256

    256|2

    128|2

    64|2

    32|2

    16|2

    8|2

    4|2

    2|2

    1 ....256=2^8

    então:

    2^m=2^8

    corta 2 com 2 fica:

    m=8

    logo este conjunto possue 8 elementos.

    Letra C

  • 2^x = 256

    fatora o 256 que vai dar 8, ou seja 2^8

    como as bases são iguais, conservam-se apenas os expoentes

    logo, x = 8!

  • Copiando para ficar salvo:

    O Número de um subconjuntos de um conjunto qualquer é dado pela lei 2^m (2 elevado a m) onde m é o número de elementos desse conjunto.

    dessa forma:

    2^m=256

    fatorar 256

    256|2

    128|2

    64|2

    32|2

    16|2

    8|2

    4|2

    2|2

    1 ....256=2^8

    então:

    2^m=2^8

    corta 2 com 2 fica:

    m=8

    logo este conjunto possue 8 elementos.

    Letra C


ID
4104163
Banca
Calegariox Serviços
Órgão
Prefeitura de Brasiléia - AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Resolva 8x – 5 > 6x + 1:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    8x – 5 > 6x + 1

    Passa o 6x para o outro lado negativo e passa o -5 para outro lado positivo:

    8x - 6x > 1 + 5

    2x > 6 (simplifica os dois lados por 2)

    x > 3


ID
4104166
Banca
Calegariox Serviços
Órgão
Prefeitura de Brasiléia - AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Resolva a seguinte operação:


“√45 ÷ √5”

Alternativas
Comentários
  • √45 ÷ √5 = √45/5 = √9 = 3

    Gabarito A

    Bons estudos!!


ID
4104169
Banca
Calegariox Serviços
Órgão
Prefeitura de Brasiléia - AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Utilizando das regras de PA, quantos são os múltiplos de 5 compreendidos entre 8 e 521?

Alternativas
Comentários
  • Sobre a B, complemento:

    Requisitos legais cumulativos para admissão do amicus curiae: a relevância da matéria e a representatividade dos postulantes.

    A jurisprudência do STF vem firmando a necessidade do preenchimento de um terceiro requisito, qual seja, a pertinência temática, que se traduz na relação de congruência que deve existir entre os objetivos da entidade que pleiteia seu ingresso no feito na qualidade de amicus curiae e o conteúdo da norma objeto da impugnação.

    “A pertinência temática também é requisito para a admissão de amicus curiae”. (ADI 3943, Relator(a): Min. CÁRMEN LÚCIA, julgado em 18/02/2010, publicado em DJe-036 DIVULG 26/02/2010 PUBLIC 01/03/2010)

  • Requisitos legais cumulativos para admissão do amicus curiae: a relevância da matéria e a representatividade dos postulantes.

    A jurisprudência do STF vem firmando a necessidade do preenchimento de um terceiro requisito, qual seja, a pertinência temática, que se traduz na relação de congruência que deve existir entre os objetivos da entidade que pleiteia seu ingresso no feito na qualidade de amicus curiae e o conteúdo da norma objeto da impugnação.

    “A pertinência temática também é requisito para a admissão de amicus curiae”. (ADI 3943, Relator(a): Min. CÁRMEN LÚCIA, julgado em 18/02/2010, publicado em DJe-036 DIVULG 26/02/2010 PUBLIC 01/03/2010)

  • só usar a fórmula: an = a1 + n - 1 . r

    an = 520

    a1 = 10

    r = 5

  • Divide 521/5 = 104 tira 1 que é o resto fica103

  • a1 = 10 (só podem ser os números acima de 8, logo, o 10 é primeiro número múltiplo de 5, após o número 8);. an = 520 (não pode ser 521 pois ele não é múltiplo de 5); r = 5 (os números estão crescendo de 5 em 5 unidades); pela fórmula da P.A, tempos: an = a1 + (n-1).r; substituindo na fórmula: 520 = 10 + (n-1).5 520 = 10 + 5n - 5 520 = 10 - 5 + 5n 520 = 5 + 5n 520 - 5 = 5n 515 = 5n 515 ÷ 5 = n n = 103 gabarito A

ID
4104175
Banca
Calegariox Serviços
Órgão
Prefeitura de Brasiléia - AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No mundo os ingleses foram colonizadores de alguns países. Uma das heranças da colonização é que a língua falada pelo colonizador em alguns casos torna-se naturalmente também a língua do país colonizado. São países que tem como idioma o inglês, exceto:

Alternativas

ID
4104178
Banca
Calegariox Serviços
Órgão
Prefeitura de Brasiléia - AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A médica e também política Michelle Bachelet, é a atual presidente:

Alternativas
Comentários
  •   do . Bachelet ostentou a primeira magistratura do país entre 11 de março de 2006 e 2010, e assumiu novamente o cargo em 11 de março de 2014 até 11 de março de 2018.

    GAB-B

    CHILE


ID
4104181
Banca
Calegariox Serviços
Órgão
Prefeitura de Brasiléia - AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto aos jogos olímpicos:

Alternativas

ID
4104184
Banca
Calegariox Serviços
Órgão
Prefeitura de Brasiléia - AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

No ano de 2015 a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente comemora:

Alternativas
Comentários
  • O ECA é de julho de 1990 - 25 anos!

    A


ID
4104190
Banca
Calegariox Serviços
Órgão
Prefeitura de Brasiléia - AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Qual a função do Pincel de Formatação no MS Word?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    O pincel de formatação tem a função de copiar a formatação de um local e aplicá-lo a outro.

    Atalho: CTRL + SHIFT + C (copiar formatação) / CTRL + SHIFT + V = colar formatação.

  • Assertiva D

    Pincel de Formatação  = Copiar a formatação de um texto.

  • A questão aborda conhecimentos acerca das funções dos comandos do Word, mais especificamente quanto à função do “Pincel de Formatação”.

    A)     Incorreta – A formatação de um texto para “Título 1” se refere ao recurso “Estilos” do Word.

    B)     Incorreta – A cópia de um trecho do documento está relacionado ao comando “Copiar” do Word.

    C)     Incorreta – A formatação de um texto para “Título 2” se refere ao recurso “Estilos” do Word.

    D)     Correta – O “Pincel de Formatação” é um recurso do Word que permite ao usuário copiar a formatação de um trecho, como, por exemplo, cor e fonte, para que seja colado em outra parte do documento.

    Gabarito – Alternativa D.


ID
4104193
Banca
Calegariox Serviços
Órgão
Prefeitura de Brasiléia - AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Windows, este botão aumenta o tamanho da janela até que ela ocupe toda a Área de Trabalho. Trata-se de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

     Minimizar: este botão oculta a janela do aplicativo que está sendo executado na barra de tarefas, para abri-lo novamente basta clicar sobre ele na barra de tarefas.

    Maximizar: este botão aumenta a tela do programa para que ocupe toda a área de trabalho.

    Restaurar: este botão volta o tamanho da tela que esta possuía anteriormente.

    Fechar: este botão encerra o programa, e caso o documento aberto não esteja salvo aparecerá uma janela solicitando que isto seja feito.

    Fonte: Linuxeducacional

  • achei o enunciado mal formulado, porém não havia outra resposta senão maximizar.


ID
4104196
Banca
Calegariox Serviços
Órgão
Prefeitura de Brasiléia - AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Dentro de uma tabela no Excel, as células A1 até A12 estão com valores numéricos inteiros. O que o comando =MÉDIA(A1:A12) faz?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    Dois pontos: até

    Ponto e vírgula: e

    =MÉDIA(A1:A12) irá calcular a média aritmética de A1 até A12.

  • Não confundir Média x Mediana

    Para calcular a mediana de um grupo de números, use a função MEDIANA. A função MED avalia a tendência central.

  • Assertiva A

    Calcula a média aritmética dos valores presentes nas células A1 até A12.

  • A questão aborda conhecimentos acerca das funcionalidades das funções no Excel, mais especificamente quanto à funcionalidade da função “MÉDIA”.

    A)     Correta – A função “MÉDIA” é utilizada para calcular a média aritmética de um intervalo de células, ou seja, a função “=MÉDIA(A1:A12)” calculará a média aritmética simples do intervalo de células de A1 a A12.

    B)     Incorreta – A função para somar valores de um intervalo de células é a função “SOMA”.

    C)     Incorreta – A função “MÉDIA” calcula a média aritmética simples de um intervalo de células.

    D)     Incorreta – Será calculado a média aritmética simples.

    Gabarito – Alternativa A. 


ID
4104199
Banca
Calegariox Serviços
Órgão
Prefeitura de Brasiléia - AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Qual a função do comando Ctrl+O no MS Word?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    CTRL + OVO => Documento nOVO.

    Fechar arquivo => CTRL + W;

    Centralizar um texto => CTRL + E;

    Salvar um arquivo => CTRL + B(salvar) ou F12(salvar como).

  • No LibreOffice, abre um arquivo.

    Ctrl + O = Open

  • A questão aborda conhecimentos acerca do uso dos atalhos e suas funções no Word, mais especificamente quanto à função do atalho CTRL + O.

    A)     Correta – O atalho CTRL + O criará um novo arquivo.

    B)     Incorreta – Para fechar um arquivo, o atalho correto é o CTRL + W.

    C)     Incorreta – Para centralizar um texto, o atalho correto é o CTRL + E.

    D)     Incorreta – Para salvar um arquivo, o atalho correto é o CTRL + B.

    Gabarito – Alternativa A. 


ID
4104202
Banca
Calegariox Serviços
Órgão
Prefeitura de Brasiléia - AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Qual equipamento abaixo não é um dispositivo de saída de dados?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    DISPOSITIVOS DE ENTRADA: enviam a informação para o computador;

    DISPOSITIVOS DE SAÍDA: recebam a informação do computador;

    HÍBRIDOS(ENTRADA E SAÍDA): podem enviam e receber informação do computador.

    A) Monitor => dispositivo de saída;

    B) HD => dispositivo de entrada;

    C) Caixa de som => dispositivo de saída;

    D) Impressora Multifuncional => dispositivo de entrada e saída.

  • Como dispositivos de saída temos o monitor, caixa de som e impressora. Vale lembrar que os drivers de dispositivos de armazenamento são de entrada e saída. São eles o HD (disco rígido), driver de CD, DVD, Blu-Ray, pendrive, drive de disquete (pois é, ele ainda existe!) e cartões de memória diversos.

    Quando se está gravando dados neles, como fotos, vídeos, músicas, etc., estão sendo usados como dispositivos de saída, e quando se lê dados, por exemplo, se alguém gravou algumas fotos em um cd, e você está olhando essas fotos, este dispositivo está executando uma tarefa de entrada de dados. Para encerrar, dou uma dica para um melhor entendimento.

    Quando houver dúvida, tenha em mente que se você está colocando alguma informação no computador, como por exemplo, se você está inserindo letras no computador através do teclado (ou mouse e monitor), estes instrumentos estão desempenhando papel de entrada de dados.

    Se você está “tirando” informações do computador para o mundo exterior, estes instrumentos estão exercendo papel de saída de dados.

    fonte:

    o HD não seria tbm um dispositivo de entrada e saída?

    Se analisarmos que ao inserir dados nele, estamos fazendo o processo de entrada. Porém ao retirar os dados dele,o mesmo estaria desempenho um procedimento de saída. Eai?

  • sobre o monitor, se ele for touch, pode ser tanto de entrada, quanto de saída

    sendo um dispositivo HÍBRIDO

    PARAMENTE-SE!

  • HD e pen drive são híbridos --> dispositivos de entrada e saída

  • Periféricos de entrada: enviam dados para CPU processar.

    periféricos de sáida: recebem dados já processados pelo CPU.

    entrada e saída: enviam e recebem dados em relação ao CPU,

    MONITOR> SAÍDA

    HD>SAÍDA

    CAIXA DE SOM>SAÍDA

    IMPRESSORA MULTIFUNCIONAL:ENTRADA E SAÍDA

  • Letra B

    O HD seria um dispositivo de armazenamento, não se enquadrando como dispositivo de entrada e/ou saída.

  • O estagiário deve estar maluco.

    A e C somente saída e B e D entrada/saída.

  • HD é de entrada e saída.

  • tanto B quanto D são entrada E saída, portanto questão anulável.

  • Questão passível de ANULAÇÃO !

    Tanto o HD quanto a Impressora Multifuncional são dispositivos de entrada e saída de dados .

  • A questão aborda conhecimentos acerca da definição e tipos de dispositivos de entrada e saída. Vale destacar que a questão pede que o candidato assinale a alternativa  

      

    Antes de analisarmos as alternativas, vale destacar a diferença entre dispositivos de entrada e de saída: 

    Dispositivos de entrada – Os dispositivos de entrada são os dispositivos que apenas inserem informações no computador. Dentre os tipos de periféricos de entrada, pode-se destacar o teclado que apenas insere informações no computador quando, por exemplo, executa comandos através de suas teclas.  

    Dispositivos de saída - Os dispositivos de saída são os dispositivos que apenas recebem informações no computador. Dentre os periféricos de saída, pode-se destacar os monitores -exceto os touchscreen – que apenas recebem informações do computador e transmitem esses dados em forma de imagem.  

    Dispositivos de entrada e saída - Os dispositivos de entrada e saída são os dispositivos que inserem e recebem informações no computador. Dentre esses periféricos, pode-se destacar os monitores touchscreen que inserem informações; quando utilizam a função touch; e recebem informações para transmitir imagens ao usuário.  

      

    A) Incorreta – O monitor é o periférico responsável por receber informações do computador e transmitir em formas de imagem ao usuário. Como apenas recebe informações do computador, o monitor é caracterizado como um dispositivo de saída.  

    B) Correta – O HD é um dispositivo de armazenamento que tanto recebe dados do computador quanto insere informações, ou seja, pode ser considerado como um dispositivo de entrada e saída de dados.  

    C) Incorreta – As caixas de som são caracterizadas como periféricos de saída, uma vez que apenas recebem informações do computador e as transmitem ao usuário. 

    D) Incorreta - As impressoras multifuncionais são caracterizadas como periféricos de entrada e saída, uma vez que inserem informações, ao utilizar o recurso de “Scan”, e recebem dados ao, por exemplo, imprimir um documento. 

      

    Gabarito do Monitor – A questão não possui gabarito, uma vez que o enunciado pede que o candidato assinale a alternativa que não apresenta um dispositivo de saída, ou seja, tanto o HD e a impressora multifuncional podem ser considerados periféricos de saída por receberem informações do computador, o que não se pode afirmar é que esses dois dispositivos são apenas de saída. Portanto, a questão deveria ser anulada.  

      

    Gabarito da banca – Alternativa B.