SóProvas


ID
4091263
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No tópico destinado à contribuição do aluno e da aluna à aprendizagem: esquemas de conhecimento e atribuição de significado, Tereza Mauri (Coll, 1999) destaca que na aprendizagem

Alternativas
Comentários
  • E

    todos os conhecimentos que o aluno possui podem ser importantes, mas nem todos participarão do mesmo modo na atribuição de significado, certamente alguns garantirão esse processo mais diretamente do que outros.

  • a) os conhecimentos prévios dos alunos estão armazenados na mente, organizados em esquemas de conhecimento que não possuem conexões entre si.

    esses conhecimentos estão armazenados na mente, organizados em unidades que chamamos que esquemas de conhecimento que mantêm conexão entre si. A estrutura cognitiva poderia ser concebida como um conjunto de esquemas convenientemente relacionados (COLL et al, 1999, p. 95)

    b) os esquemas de conhecimento são da mesma natureza do que o da experiência ou situação em que o conhecimento foi gerado, pois eles podem ser considerados como cópias da realidade.

    Os esquemas de conhecimento não são de material da experiência, mas simbólicos não são uma cópia da realidade, mas uma construção na qual intervieram outras ideias que já possuíamos e que estavam armazenadas em nossa mente (COLL et al, 1999, p. 95)

    c) é de se estranhar que alunos e alunos que participam da mesma experiência tenham representações diferentes daquilo que aconteceu e que todos estejam totalmente seguros de estarem certos.

    [...] Os conhecimentos são uma representação pessoal de uma realidade "objetiva". Portanto, não é de estranhar que os alunos e alunas que participam de uma mesma experiência tenham representações diferentes daquilo que aconteceu e que todos estejam totalmente seguros de estarem certos. (COLL et al, 1999, p.95)

    d) os conhecimentos do tipo declarativo (referentes a como fazer) e os conhecimentos do tipo procedimental (referentes ao que dizer de uma experiência) estão integrados nos esquemas de conhecimento.

    Nos esquemas de conhecimento estão integrados conhecimentos declarativos (referente ao que: o que dizer de algo, alguém, de alguma situação, experiência ou conhecimento) e conhecimento do tipo procedimental (referente ao como fazer: realizações de ação e de sequência de ações) (COLL et al, 1999, p.96)

    e) todos os conhecimentos que o aluno possui podem ser importantes, mas nem todos participarão do mesmo modo na atribuição de significado, certamente alguns garantirão esse processo mais diretamente do que outros.