SóProvas


ID
4093903
Banca
IBADE
Órgão
SEJUC - SE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Crise dos Refugiados

(adaptação)

O mundo vive atualmente a mais grave crise de refugiados desde o fim da II Guerra Mundial, em 1945. São 65,6 milhões de pessoas que foram obrigadas a deixar seus lares, fugindo de guerras, conflitos internos, perseguições políticas e violações de direitos humanos.

A maioria dos refugiados vem da África e do Oriente Médio. A Guerra da Síria é a maior responsável pelo crescimento neste atual fluxo. Desde 2011, o país enfrenta uma sangrenta guerra civil que parece longe de terminar. Estima-se que o conflito no país já matou mais de 250 mil pessoas e provocou o deslocamento de outras 5,5 milhões, o que corresponde a um quinto da população do país. 

Depois dos sírios, os maiores grupos de migrantes, por nacionalidade, são formados por afegãos (2,5 milhões), Sudaneses do sul (1,4 milhão) e somalis (1 milhão). São países envolvidos em conflitos internos, que provocam fuga em massa de sua população.

O continente europeu recebeu mais de um milhão de refugiados em 2015 e outros 400 mil em 2016. As principais portas de entrada no continente são a Grécia e a Itália e, para chegar lá, muitos migrantes desafiam os mares revoltos do Mediterrâneo. A travessia é perigosa, feita em embarcações precárias, geralmente superlotadas. Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), m ais de 5 mil deslocados morreram ou desapareceram durante as travessias no ano passado.

Para os que conseguem fazer a travessia e chegar ao próspero continente europeu, os problemas não terminam. O destino final dessa massa humana são os países menos afetados pela crise econômica que há anos ronda o Velho Continente, como Alemanha, Suécia e Áustria. Para chegar até lá, os migrantes precisam cruzar diversos países, onde nem sempre são bem recebidos. A resposta de muitos governos é carregada de racismo e xenofobia, com um discurso que defende medidas extremas, que vão de prisão à deportação dos migrantes.

Além das rotas pelo Mediterrâneo, vale ressaltar que uma parte reduzida dos migrantes chega por terra, atravessando a Turquia, muitas vezes a pé, até alcançar os territórios búlgaro ou grego.

Muitos países europeus barram a entrada de imigrantes ilegais sob a justificativa de que a maioria desses estrangeiros que chega à Europa são migrantes e não refugiados. Mas o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) contesta o argumento, afirmando que oito, em cada dez migrantes, provêm de países em conflito ou sob regime de exceção, como Síria, Afeganistão, Iraque e Eritréia.

Disponível em:

<https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/aumento-de-refugiados-provoca-grave-crise-humanitaria-entenda/>


Para realçar a caracterização de um ser ou de um objeto, costuma-se utilizar alguns recursos na escrita. Com a intenção de destacar o adjetivo, no exemplo: “Desde 2011, o país enfrenta uma sangrenta guerra civil que parece longe de terminar.”, pode-se perceber que foi estabelecida uma:

Alternativas
Comentários
  • Gab: B

     “Desde 2011, o país enfrenta uma sangrenta guerra civil que parece longe de terminar.”

    >> O adjetivo "sangrenta" está caracterizando "guerra civil" e está em posição anteposta ao substantivo que modifica.

  • Sangrenta o que? Guerra civil.

    Sangrenta está adjetivando a guerra civil. Em relação à posição do adjetivo nesse caso se fosse posposto ao substantivo não alteraria o sentido. Prefiro por o açúcar antes do café.Vai de gosto de cada um.

  • GABARITO B

    "Dessa mesma forma, acontece com os adjetivos antepostos ao substantivo.

    Quando ele é antecipado e exposto antes do nome com o qual se relaciona, exprime caráter mais enfático que se posposto ao termo, como nas orações:

    1) A alva luz atravessou a sala. – A luz alva atravessou a sala."

    Fonte: CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português

  • Confesso que fiquei em duvida com a palavra "uma" se tratar de um artigo ou numeral. Isso me fez pensar que sangrenta seria substantivo. Quanta burrice a minha. No fim das contas acertei a questão em carácter de eliminação.

  • .........o país enfrenta uma sangrenta guerra civil......

    .........o país enfrenta uma guerra civil sangrenta.....

    Logo da pra perceber posição do adjetivo anteposto ao substantivo

    Gab: B

  • Em regra, o adjetivo é anteposto ao substantivo para exprimir um caráter subjetivo.
  • Gabarito: B

    Sangrenta ---> Adjetivo

    Guerra civil ---> Substantivo

  • Sangrenta (adjetivo - caracteriza) (a) guerra civil (substantivo)

    -> Adjetivo anteposto ao substantivo