SóProvas


ID
4101592
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Fraiburgo - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) VERDADEIRA! Fogaréu

    B) O diminutivo de ladrões é ladrãezinhos. Falso! É LADRÃOZINHO

    C) “Eles são uns bagunceiros”, a palavra sublinhada é um adjetivo e está no aumentativo. A palavra é um adjetivo, mas está no PLURAL ( caso estivesse no aumentativo, teria que ser: bagunceirão.

    D) “Meu chefe é mais bom, que o seu”, a expressão sublinhada está no grau aumentativo e também está correta de acordo com a norma culta( fazendo uma comparação). A palavra está de acordo com a norma culta, mas, não está no grau aumentativo. Ela está no singular.

    E)  “O prefeito da cidade compareceu ao evento de inauguração”, a palavra sublinhada é um substantivo próprio. Falso! É um subsantivo comum, já que não há nada que o especifique.

  • A questão quer que assinalemos a alternativa correta. Vejamos:

    A) O aumentativo de fogo é fogaréu.

    Certo. O aumentativo de fogo é fogaréu. De acordo com as gramáticas normativas, o morfema -aréu é um sufixo formador de substantivos aumentativos.

     .  .

    B) O diminutivo de ladrões é ladrãezinhos.

    Errado. O diminutivo de ladrões é ladrõezinhos. Para descobrirmos o plural de substantivos no diminutivo, devemos fazer assim: 1) colocar a palavra no plural: "ladrões"; 2) retirar o "s": ladrõe; 3) acrescentar "zinhos/zinhas": ladrõezinhos.

     .  .

    C) Na frase: “Eles são uns bagunceiros”, a palavra sublinhada é um adjetivo e está no aumentativo.

    Errado. "Bagunceiros" nesse caso é um substantivo, já que está determinado pelo artigo "uns". Além disso, "bagunceiros" não está no aumentativo.

     . 

    D) Na frase: “Meu chefe é mais bom, que o seu”, a expressão sublinhada está no grau aumentativo e também está correta de acordo com a norma culta.

    Errado. Quando comparamos sujeitos diferentes, devemos usar "melhor" em vez de "mais bom". O mesmo vale para "pior" em vez de "mais ruim".

     . 

    E) Na frase: “O prefeito da cidade compareceu ao evento de inauguração”, a palavra sublinhada é um substantivo próprio.

    Errado. "Prefeito" não é um substantivo próprio, mas, sim, um substantivo comum. Substantivos comuns: nomeiam seres e grupos de seres da mesma espécie (animais, plantas, objetos) e são escritos com letra minúscula. Já os substantivos próprios indicam seres, países, estados e são escritos com letra maiúscula.

     . 

    Gabarito: Letra A