SóProvas


ID
4102750
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de São Borja - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Auditoria pode ser definida como o exame independente e objetivo de uma situação ou condição, em confronto com um critério ou padrão pré-estabelecido. De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), as auditorias, quanto à natureza, classificam-se em operacionais e de regularidade. Com base nas Normas do TCU, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • No Manual de Auditoria Operacional do TCU, aprovado pela Portaria-SEGECEX nº 4, de 26 de fevereiro de 2010, Auditoria de Natureza Operacional (ANOp) é definida como “o exame independente e objetivo da economicidadeeficiênciaeficácia efetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de promover o aperfeiçoamento da gestão pública.” 

  • De acordo com o enunciado o candidato deve demonstrar conhecimento acerca do entendimento do Tribunal de Contas da União sobre as auditorias operacionais e de regularidade.


    Vejamos as alternativas:


    A) As auditorias operacionais, devido à variedade e complexidade das questões tratadas, possuem maior flexibilidade na escolha de temas, objetos de auditoria, métodos de trabalho e forma de comunicar as conclusões de auditoria.

    Correta. As auditorias operacionais empregam ampla seleção de métodos de avaliação e investigação de diferentes áreas do conhecimento, em especial das ciências sociais. Além disso, essa modalidade de auditoria requer do auditor flexibilidade, imaginação e capacidade analítica.


    B) Na auditoria de regularidade, são realizados exames independentes e objetivos da economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de órgãos ou entidades da Administração Pública com a finalidade de promover o aperfeiçoamento da gestão pública.

    Incorreta. O conceito apresentado na assertiva refere-se à auditoria operacional.


    C) As auditorias de conformidade e as auditorias contábeis compõem as auditorias de regularidade.

    Correto. Nas auditorias de regularidade, as conclusões assumem a forma de opinião concisa e de formato padronizado sobre demonstrativos financeiros e sobre a conformidade das transações com leis e regulamentos, ou sobre temas como a inadequação dos controles internos, atos ilegais ou fraude.


    D) A auditoria de regularidade objetiva examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos administradores públicos, quanto aos aspectos contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial.

    Correto. Enquanto nas auditorias de regularidade o exame da materialidade está diretamente relacionado à legalidade e à legitimidade do montante de recursos envolvidos nos atos dos gestores públicos, nas auditorias operacionais essa é uma questão mais subjetiva e pode basear-se em considerações sobre a natureza ou o contexto do objeto auditado.


    E) A classificação das auditorias como de regularidade ou operacional dependerá do objetivo prevalecente em cada trabalho de auditoria. Às vezes, integram o escopo de um mesmo trabalho de auditoria.

    Correto. Na prática, poderá haver alguma superposição entre auditoria de regularidade e auditoria operacional. Nesses casos, a classificação de uma auditoria específica dependerá do objetivo primordial da auditoria.



    Gabarito do Professor: Letra B.