SóProvas


ID
4104550
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Em relação à jornada de trabalho, julgue o item que se segue.


Considere a seguinte situação hipotética.


Por trabalhar em uma fábrica de cimento, Paulo cumpria jornada de 8 horas, com uma hora de intervalo para refeição e descanso, em turnos de trabalho alternados mensalmente. Nessa situação, sua jornada de trabalho deverá ficar limitada a seis horas diárias, sendo extras as excedentes a esse limite.

Alternativas
Comentários
  • A alternância de turnos caracteriza o turno ininterrupto. Neste caso, independente da forma de remuneração (horista, diário, quinzenal, ou mensal), a jornada é reduzida em 6 horas, podendo ser ampliada mediante negociação coletiva até 2 horas a mais.

  • alternância de turno = ininterrupto = redução para 6 horas diárias

  • CF/88 - Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    (...)

    XIV - jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociação coletiva;

    Obs.: Para a caracterização do turno ininterrupto de revezamento, o trabalhador deve exercer suas atividades em sistema de alternância de turnos, ainda que em dois turnos de trabalho, que compreendam, no todo ou em parte, o horário diurno e o noturno, nos termos da OJ-SDI1-360.

  • ✅ Gabarito: "CERTO"  

    Constituição Federal de 1988. Art. 7º. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    (...) XIV - jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociação coletiva;

    A Orientação Jurisprudencial nº 275 da SBDI-1 estabelece que as horas excedentes da sexta diária prestadas em turnos ininterruptos de revezamento sejam pagas como hora normal mais o adicional.

  • Art. 7º da CRFB/88. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    [...]

    XIV - jornada de 6 horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociação coletiva;

    OJ 360 da SDI-1 do TST. TURNO ININTERRUPTO DE REVEZAMENTO. DOIS TURNOS. HORÁRIO DIURNO E NOTURNO. CARACTERIZAÇÃO (DJ 14.03.2008)

    Faz jus à jornada especial prevista no art. 7º, XIV, da CF/1988 o trabalhador que exerce suas atividades em sistema de alternância de turnos, ainda que em dois turnos de trabalho, que compreendam, no todo ou em parte, o horário diurno e o noturno, pois submetido à alternância de horário prejudicial à saúde, sendo irrelevante que a atividade da empresa se desenvolva de forma ininterrupta.