SóProvas


ID
4104985
Banca
VUNESP
Órgão
PPSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre o conceito de Administração Pública, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Adm Pública no sentido:

    Objetivo -> É a atividade em si desempenhada pela Adm Pública. Ex: Serviços Públicos, etc.

    Subjetivo -> É o que compõem a Adm Pública. Ex: São os órgãos, pessoas jurídicas, agentes, etc.

    "Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida." - Platão

  • GABARITO -E

    Sentido objetivo:

    Representa o conjunto de atividades consideradas próprias da função administrativa. O conceito adota como referência a atividade (o que é realizado) e não quem a exerce.

    Sentido subjetivo :

    É o conjunto de órgãos, pessoas jurídicas e agentes que o ordenamento identifica como administração pública, não importando qual atividade exerçam.

    Resumindo: Os agentes e órgãos.

    ------------------------------------

    Só a título de curiosidade ..a banca adotou o conceito do professor Matheus Carvalho..

     sentido subjetivo - é a cúpula diretiva do Estado responsável pela condução das atividades estatais, ou seja, o conjunto de poderes e órgãos constitucionais,

    Na acepção objetiva ou material, governo é a atividade diretiva do Estado, confundindo-se com o complexo de suas funções básicas (34)

    -----------------------------------------------------

    A) Em sentido subjetivo são os agentes e órgãos.

    -----------------------------------------------

    B) Na acepção objetiva, Administração Pública é a atividade diretiva do Estado, confundindo-se com o complexo de suas funções constitucionais básicas.

    Na acepção objetiva ou material, governo é a atividade diretiva do Estado, confundindo-se com o complexo de suas funções básicas

    ---------------------------------------------

    C) Povo , território , Governo são os elementos indissociáveis do estado.

    -------------------------------------------------------

    D) O conceito de Administração Pública coincide com o conceito de Poder Executivo.

    Administração são as funções próprias do Estado e se difere do conceito de poder executivo.

    ----------------------------------------------------------

    E) .Na acepção objetiva ou material, governo é a atividade diretiva do Estado, confundindo-se com o complexo de suas funções básicas (34)

    Fontes:

    CARVALHO, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 6. ed. Salvador: Juspodvim, 2019.

    Canal de direito administrativo.

  • Agente SOFOde ( desculpa o termo kk)

    Subjetivo, orgânico, formal --> agentes órgãos e entidades.

    MOF -> Material, objetivo, funcional --> é a própria atividade exercida

  • Sentido objetivo:

    Representa o conjunto de atividades consideradas próprias da função administrativa. O conceito adota como referência a atividade (o que é realizado) e não quem a exerce.

    Sentido subjetivo :

    É o conjunto de órgãos, pessoas jurídicas e agentes que o ordenamento identifica como administração pública, não importando qual atividade exerçam.

    Resumindo: Os agentes e órgãos.

    GAB: E

  • Objetivo: o que é feito (qual o objeto do direito administrativo... funções, etc)

    SUBJETIVO: por "QUEM" é feito (conjunto de órgãos, pessoas jurídicas e agentes, etc.)

  • ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:

    ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SENTIDO SUBJETIVO, FORMAL OU ORGÂNICO- É o conjunto de pessoas jurídicas, órgãos e agentes públicos (sujeitos) que têm a incumbência de executar as atividades administrativas.(ex: órgãos públicos, autarquias, empresas públicas, sociedade de economia mista e fundações estatais).

    DICA: QUEM FAZ

    administração PÚBLICA SENTIDO OBJETIVO, MATERIAL OU FUNCIONAL- relaciona-se com a natureza desempenhada pelo Estado para alcançar os objetivos traçados pela CF. É a função ou atividade administrativa desempenhado pelo Estado (ex: poder de polícia, serviços públicos, intervenção estatal).

    DICA: O QUE SE FAZ!

    Fonte:Hely Loppes Meirelles.

    Administração em Sentido Amplo Subjetivo = Abrange órgãos de Governo e órgãos administrativos.

    administração em Sentido Amplo Objetivo = Compreende a função administrativa + função Política

    Administração em Sentido Estrito Subjetivo = Apenas os Órgãos Administrativos (iniciais Maiúsculas) = Sentido Formal/Orgânico = QUEM DESEMPENHA

    administração em Sentido Estrito Objetivo = Apenas a Função Administrativa (iniciais minúsculas)

    = Sentido Material/Funcional = O QUE FAZ

  • Prezados colegas, vamos analisar cada uma das alternativas:

    a) Administração Pública, em sentido subjetivo, é a cúpula diretiva do Estado, responsável pela condução das atividades estatais, ou seja, o conjunto de poderes e órgãos constitucionais. ERRADO

    Resposta: o presente item teve a intenção de confundir o candidato. Sabemos que no sentido subjetivo da administração pública entende esta como o conjunto de órgãos e agentes estatais no exercício da função estatal ("quem" exerce a função estatal). Contudo a questão deu o conceito do sentido subjetivo em relação ao conceito de Governo.

    b) Na acepção objetiva, Administração Pública é a atividade diretiva do Estado, confundindo-se com o complexo de suas funções constitucionais básicas. ERRADO

    Resposta: Na acepção objetiva de Administração, entende-se que esta é a atividade administrativa em si ("o que" é realizado) - e não diretiva.

    c) No conceito de Administração Pública, podem ser destacados três elementos: povo, território e governo. ERRADO

    Resposta: Estes elementos são do conceito de ESTADO e não de Administração Pública.

    d) O conceito de Administração Pública coincide com o conceito de Poder Executivo. ERRADO

    Resposta: O Poder Executivo exerce, além da função administrativa, outras funções, que não constituem objeto de estudo do Direito Administrativo

    e) Administração Pública, em seu sentido objetivo, se confunde com a função administrativa, devendo ser entendida como atividade administrativa exercida pelo Estado. CORRETO

    Qualquer equívoco de minha parte, só avisar.

    Aos estudos!

  • SENTIDOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

    Sentido objetivo, material ou funcional

    Refere-se as atividades administrativas

    Sentido subjetivo, formal ou orgânico

    Refere-se aos agentes e aos órgãos que realiza as atividades administrativa

  • Bizu:

    COSF- composição - orgânica - subjetiva -Formal

    MOF- Material - objetivo - funcional

    Erros:

    • Administração Pública, em sentido subjetivo, é a cúpula diretiva do Estado, responsável pela condução das atividades estatais, ou seja, o conjunto de poderes e órgãos constitucionais.
    • Na acepção objetiva, Administração Pública é a atividade diretiva do Estado, confundindo-se com o complexo de suas funções constitucionais básicas.
    • No conceito de Administração Pública, podem ser destacados três elementos: povo, território e governo. (Conceito de Estado)
    • O conceito de Administração Pública coincide com o conceito de Poder Executivo. (O conceito de poder ex. é diferente do conceito de adm p. embora a adm p. seja atribuída ao poder executivo)

    CORRETA: Administração Pública, em seu sentido objetivo, se confunde com a função administrativa, devendo ser entendida como atividade administrativa exercida pelo Estado.

  • gaba. E

    A Administração Pública Objetiva/Material/Funcional equivale à função administrativa. É a atividade administrativa. É o atuar o Poder Executivo.

    Fonte: anotações pessoais.

  • Qual é o erro da B? Fiquei em dúvida na E por causa da afirmação "exercida pelo Estado". Não pareceu uma generalização, e sim uma especificação.

  • Vejamos cada alternativa proposta pela Banca:

    a) Errado:

    Na realidade, a administração pública em sentido subjetivo, formal ou orgânica compreende todos os órgãos, pessoas jurídicas e agentes públicos identificados, em nosso ordenamento, como componentes da Administração Pública. Aí se inserem, pois, órgãos públicos, entidades da administração indireta (autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas) e os agentes (pessoas naturais) que compõem os quadros administrativos.

    Não se limita, pois, apenas à cúpula diretiva do Estado, definição esta muito mais relacionada com a ideia de Governo, como se depreende, por exemplo, da seguinte lição de Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo:

    "No âmbito administrativo, a expressão 'governo' é usualmente empregada para designar o conjunto de órgãos constitucionais responsáveis pela função política do Estado. O governo tem a incumbência de exercer a direção suprema e geral do Estado, determinar a forma de realização de seus objetivos, estabelecer as diretrizes que pautarão sua atuação, os planos governamentais, sempre visando a conferir unidade à soberania estatal."

    b) Errado:

    Da mesma forma que no item anterior, a presente opção incorre em equívoco por pretender restringir a administração pública em sentido objetivo à atividade diretiva do Estado, que também se refere, na realidade, à função política ou de governo, responsável pela fixação de políticas públicas, pelas estratégias fundamentais de ação estatal.

    O conceito de administração pública, em sentido objetivo, engloba, em verdade, um conjunto de atividades referentes à função administrativa. Aí se incluem os serviços públicos, o poder de polícia, o fomento e a intervenção do Estado na propriedade privada e no domínio econômico.

    c) Errado:

    Os elementos listados neste item da questão pertencem, na verdade, ao conceito de Estado, conforme clássicos ensinamentos de Direito Constitucional. Assim, por exemplo, ensina Hely Lopes Meirelles:

    "O Estado é constituído de três elementos originários e indissociáveis: Povo, Território e Governo soberano."

    d) Errado:

    Não se pode confundir o conceito de administração pública com o de Poder Executivo pelo simples motivo de que também existe administração pública no âmbito dos Poderes Legislativo e Judiciário. Com efeito, estes dois últimos Poderes constituídos da República atuam, embora de forma atípica, como administração pública. Assim o fazem, por exemplo, ao realizarem licitações e concursos públicos para provimento de seus cargos, bem como em todas as relações travadas com seus servidores (concessões de licenças, férias, afastamentos, aplicação de penalidades disciplinares, atos de provimento e vacância etc).

    e) Certo:

    Finalmente, aqui foi ofertada noção escorreita acerca do sentido objetivo de administração pública, realmente ligado ao exercício de função administrativa pelo Estado.


    Gabarito do professor: E

    Referências Bibliográficas:

    ALEXANDRINO, Marcelo. PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. 20ª ed. São Paulo: Método, 2012, p. 16.

    MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 27ª ed. São Paulo: Malheiros, 2002, p. 59.

  • Administração Pública, em seu sentido objetivo, se confunde com a função administrativa, devendo ser entendida como a atividade administrativa exercida pelo Estado.