A questão é sobre sintaxe e quer saber qual a classificação sintática do termo destacado em “A necessidade de comunicação faz com que as pessoas vivam em grupos.”. Vejamos:
.
A) objeto indireto.
Errado.
Objeto indireto: é o termo preposicionado que completa o sentido de um verbo transitivo indireto (VTI) ou de um verbo transitivo direto e indireto (VTDI).
Ex.: Eu confio em Deus. (“confio” é VTI [quem confia, confia EM alguém]. “em Deus” é objeto indireto)
Já em “Eu tenho confiança em Deus”, “em Deus” é complemento nominal, pois está ligado ao substantivo “confiança”.
.
B) adjunto adnominal.
Errado.
Adjunto adnominal: é ligado diretamente ao substantivo procurando caracterizá-lo, determiná-lo ou individualizá-lo. São representados por artigo, numeral, pronome, adjetivo e locução adjetiva.
Ex.: Os cinco melhores estudantes chegaram. (“os” é artigo, “cinco” é numeral, “melhores” é adjetivo, “estudantes” é o substantivo e o núcleo do adjunto adnominal)
.
C) sujeito.
Errado. O sujeito da frase em questão é "a necessidade de comunicação".
Sujeito: é o termo sobre o qual o restante da oração diz algo. Ex.: Pessoas que resolvem questões passam em concursos. (Sujeito: "pessoas que resolvem questões")
Para identificarmos o sujeito, devemos fazer a pergunta “quem?, o quê? ou quê?” ANTES do verbo.
.
D) complemento nominal.
Certo. "De comunicação" completa o sentido do substantivo "necessidade" e está ligado a ele por meio da preposição "de", portanto, é um complemento nominal.
Complemento Nominal: é o termo que completa o sentido de um nome (advérbio, substantivo ou adjetivo), ligando-se a eles por meio de preposição.
Ex.: A leitura do livro foi rápida. (“leitura” é substantivo. “do livro” é complemento nominal”)
A comida do restaurante estava cheia de mofo. (“cheia” é adjetivo. “de mofo” é complemento nominal)
Eles agiram favoravelmente ao povo. (“favoravelmente” é advérbio. “ao povo” é complemento nominal)
.
Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.
.
Gabarito: Letra D