SóProvas


ID
4107358
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de São Borja - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

No que tange à sintaxe de regência, avalie as afirmações que seguem:

I. Conforme Cunha & Cintra, as relações de regência podem ser indicadas pela ordem por que se dispõem os termos da oração; pelas preposições, cuja função é justamente a de ligar palavras estabelecendo entre elas um nexo de dependência; pelas conjunções subordinativas, quando se trata de um período composto.
II. A sintaxe de regência, conforme Cegalla, ocupa-se das relações de dependência que as palavras mantêm na frase; é o modo pelo qual um termo rege outro que o complementa.
III. Segundo Bechara, as relações que implicam adaptação de gênero e número levam em conta as relações entre os determinantes e o determinado. Nesse caso, essa relação pode ser estabelecida entre palavra para palavra ou de palavra para sentido.
IV. Conforme Luft, regência é derivado do verbo reger (governar, comandar, dirigir); em sentido amplo, regência equivale à subordinação em geral.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • I. Conforme Cunha & Cintra, as relações de regência podem ser indicadas pela ordem por que se dispõem os termos da oração; pelas preposições, cuja função é justamente a de ligar palavras estabelecendo entre elas um nexo de dependência; pelas conjunções subordinativas, quando se trata de um período composto

    ___________

    Então em um período composto por coodenação somente , essas relações de regência são indicadas pelas conjunções subordinativas? Tá incompleto isso aí, se está incompleto, permite que se considere todo tipo de período, fazendo o item INCORRETO.

  • GABARITO INCORRETO

    A assertiva I é um erro. As conjunções subordinativas fazem relações de subordinação, não de regência (levando-se em conta, é claro, o sentido restrito que a tradição convencionou dar a subordinação e regência, vídeo o comentário de Luft na assertiva IV). Como a assertiva põe a afirmação como sendo de Cunha e Cintra, é uma mentira, pois estes autores falam em regência no sentido de regência verbal e regência nominal, nunca em "regência oracional". Esta "regência oracional", feita pelas conjunções, os referidos autores chamam de subordinação. Gabarito incorreto