SóProvas


ID
4112515
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-PA
Ano
2006
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

      A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.


Idalberto Chiavenato. Teoria geral da administração. Vol. II. Rio de Janeiro: Campus, 1999, p. 8.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os seguintes itens, acerca da teoria da burocracia.

I A sociedade tradicional, na qual predominam características patriarcais e patrimonialistas, como a família, o clã, é vista como o tipo de sociedade mais adequado à construção de uma forma de organização burocrática.
II A burocracia, segundo Weber, precisa detalhar antecipadamente e com rigor como as coisas deverão ser executadas de modo a se conseguir a eficiência da organização. A burocracia, segundo esse teórico, é a organização eficiente por excelência.
III Consoante a teoria de Weber, a autoridade carismática, que se caracteriza pela racionalidade dos meios e dos objetivos, decorre do processo burocrático com sua superconformidade às rotinas e procedimentos.
IV A burocracia precisa garantir a continuidade, ao longo do tempo, independentemente das pessoas que compõem os cargos e as funções. O poder de cada pessoa é impessoal e deriva do cargo que ela ocupa pois o subordinado obedece ao superior, não em consideração à sua pessoa, mas ao cargo que este ocupa.

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • erro 3 : autoridade carismática

  • III - Autoridade racional-legal: é aquela garantida por regras e normas oriundas de um regulamento que é, por sua vez, reconhecido e aceito pelo grupo. Aqui, deve-se seguir os comandos da pessoa que ocupa o cargo, independente de quem seja. A autoridade está no cargo e não na pessoa que o exerce. Weber acreditava que a autoridade racional-legal era a mais adequada para o ambiente corporativo, uma vez que não é personalista como as outras duas formas. Por meio desse modelo de autoridade surgiria, o tipo de organização à qual ele deu o nome de Burocrática. (Item - Falso)

  • GAB:C

    I A sociedade tradicional, na qual predominam características patriarcais e patrimonialistas, como a família, o clã, é vista como o tipo de sociedade mais adequado à construção de uma forma de organização burocrática. ERRADO

    Diferentemente do que afirma a questão, a organização burocrática surgiu como forma de conter os vícios existentes no patrimonialismo, ainda que não tenha conseguido extirpar completamente tais vícios, pois ainda hoje convivemos com algumas praticas patrimonialistas.

    II A burocracia, segundo Weber, precisa detalhar antecipadamente e com rigor como as coisas deverão ser executadas de modo a se conseguir a eficiência da organização. A burocracia, segundo esse teórico, é a organização eficiente por excelência. CERTO

    > A teoria da burocracia foi criada por Max Weber

    >A organização burocrática trabalha com normas, regras, padronizações. Logo, tudo é detalhado antecipadamente.

    III Consoante a teoria de Weber, a autoridade carismática, que se caracteriza pela racionalidade dos meios e dos objetivos, decorre do processo burocrático com sua superconformidade às rotinas e procedimentos. ERRADO

    >Como já supracitado, as características apontadas pela assertiva é da teoria da burocracia.

    IV A burocracia precisa garantir a continuidade, ao longo do tempo, independentemente das pessoas que compõem os cargos e as funções. O poder de cada pessoa é impessoal e deriva do cargo que ela ocupa pois o subordinado obedece ao superior, não em consideração à sua pessoa, mas ao cargo que este ocupa. CORRETO

    > Um dos princípios da burocracia é impessoalidade nas relações, o qual não distingue as pessoas, mas sim cargos e funções que as mesmas exercem na organização.

  • Regras pré- estabelecidas são as características inerentes à administração burocrática, ou seja, independente de quem ocupe o cargo a regra deve ser mantida e repassada ao longo dos tempos.