SóProvas


ID
4112518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-PA
Ano
2006
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em determinada instituição de ensino superior (IES), o coordenador do curso de direito, subordinado à diretoria acadêmica, que, por sua vez, subordina-se à diretoria geral, decidiu que o corpo docente deveria ser treinado quanto à utilização de um novo sistema informatizado de gestão acadêmica, cuja função era possibilitar aos alunos acesso online às notas, ao número de faltas, a assuntos e material relativo às aulas.


A partir da situação hipotética acima e com base na concepção estruturalista, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B. O coordenador tá subordinado a duas diretorias, logo ele pertence à um nível que não seria o estratégico. Ainda assim, ele coordena um curso de direito, onde implementa ferramentas (como o sistema online de notas citado na questão) que facilitam o trabalho operacional, do dia a dia. Ou seja, exerce suas funções gerenciais, portanto do nível tático.

    Acredito que a opção A esteja certa mas não tem muita relação com o tema da questão.

  • Acho que na A o correto seria eficácia

  • Quando a alternativa A fala de "alcança no prazo previsto", "mediante os esforços dos seus integrantes", o foco está no tempo e no esforço, logo temos sim eficiência. Poderia ser eficácia? Sim, mas a questão não foca propriamente nisso.

    Penso haver dois gabaritos.

  • Erro da letra C: Segundo as tipologias organizacionais de Etzioni, a IES se encaixa em " Organizações do tipo NORMATIVAS: O poder baseia-se no consenso sobre objetivos e métodos da organização. Utiliza o controle moral como a principal influência sobre os participantes, porque esses têm elevado envolvimento “moral” e motivacional. As organizações normativas são chamadas “voluntárias” e incluem a Igreja, universidades, hospitais e organizações políticas e sociais"
  • LETRA B).

    Quanto aos aspectos da alternativa A), trata-se de EFICÁCIA. A eficiência trata-se da busca na melhoria da utilização dos recursos da organização: é o famoso fazer mais com menos. A eficácia está atrelada ao alcance efetivo dos objetivos propostos pela organização.

  • A) “devemos dizer que uma ação é eficaz se ela alcança seu objetivo específico. Devemos também dizer que é eficiente se satisfaz os motivos desse objetivo, seja eficaz ou não, e o processo não gera insatisfações inesperadas. Devemos dizer que uma ação é ineficiente se os motivos não são satisfeitos, ou ocorrem insatisfações inesperadas, mesmo se ela é eficaz.”

    BARNARD, Chester I. The functions of the executive. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1968. p. 19-20.

     

    C) Estrutura de conformidade coercitiva: organizações com objetivos de ordem, estrutura de conformidade utilitária: organizações com objetivos econômicos; conformidade normativa: organizações com objetivos culturais.

    EX:. Coercitiva: Prisões, hospitais de custódia, Utilitário: indústrias ; Normativa: organizações religiosas, universidades, associações voluntárias, escolas

    D) Estratégias

    Competição

    Focada nos próprios interesses, comum quando tem mais poder na relação, quando não há tempo para chegar a um acordo. Solução Ganha x Perde

     

    Concessão

    Apesar das necessidades e interesses, há cessão pela parte. Pode ser por falta de poder na relação, quando se deseja manter a relação a longo prazo, quando resultado é mais importante para o outro e há pouco a perder. Estratégia focada na harmonia.

     

    Evitação

    Quando evita-se lidar com o conflito. Não há tratamento das suas necessidades e nem cooperação com a outra parte. Estratégia útil quando o custo do conflito é maior do que o benefício , quando se precisa ganhar tempo, ou quando problema pode desaparecer com o tempo.

     

    Cooperação

    Estratégia onde as partes atuam juntas para encontrar uma solução que satisfaça ambos.

     

    Compromisso

    Estratégia quando se chega a um acordo que satisfaz parcialmente às partes. Ambos cedem algo. Útil quando não é possível satisfazer completamente a todos e ao mesmo tempo todos se prejudicam se não houver acordo.