GABARITO: LETRA C
Conforme Chiavenato (1999, p. 172) "Cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização. A cultura espelha a mentalidade que predomina em uma organização".
De acordo com Shein (apud CHIAVENATO, 1997, p. 32), Cultura organizacional é o modelo de pressuposto básicos que um grupo assimilou na medida em que resolveu os seus problemas de adaptação externa e integração interna e que, por ter sido suficientemente eficaz. Foi considerado válido e repassado (ensinado) aos demais (novos) membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas.
Para Schein (1995), a cultura organizacional é um conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu, lidando com problemas, buscando a adaptação externa e integração interna, e que funcionou bem o suficiente para ser considerado válido, ensinado a novos membros como forma correta de perceber, pensar e sentir, em relação a esses problemas.
(CHIAVENATO 1999, p. 173), "Cultura Organizacional é a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, que são compartilhados em grande extensão por todos os membros da organização e que os novos membros devem aprender e aceitar para serem aceitos no serviço da firma".
Conforme Hobbins (2002, p. 240) "Cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros que difere uma organização da outra".
QUANTO A LETRA B,
OBSERVAÇÃO: A história de cada organização é que irá consolidar a sua cultura.
Vantagens da cultura:
• fornece uma visão compartilhada aos membros da organização;
• ajuda a estabelecer um sentimento coletivo de identidade;
• influencia o tipo de comprometimento estabelecido entre os indivíduos e a organização;
• permite maior controle (propaga valores e normas desejados) e estabilidade (muda no médio e longo prazo).
Adm geral e publica, Giovana Carranzza - 2018. pág 270.