SóProvas


ID
4116178
Banca
Prefeitura de Campinas - SP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A formação dos professores e das professoras devia insistir na constituição deste saber necessário e que me faz certo desta coisa óbvia, que é a importância inegável que tem sobre nós o contorno ecológico, social e econômico em que vivemos. E ao saber teórico desta influência teríamos que juntar o saber teórico-prático da realidade concreta em que os professores trabalham. Já sei, não há dúvida, que as condições materiais em que e sob que vivem os educandos lhes condicionam a compreensão do próprio mundo, sua capacidade de aprender, de responder aos desafios. Preciso, agora, saber ou abrir-me à realidade desses alunos com quem partilho a minha atividade pedagógica. Preciso tornar-me , se não absolutamente íntimo de sua forma de estar sendo, no mínimo, menos estranho e distante dela. E a diminuição de minha estranheza ou de minha distância da realidade hostil em que vivem meus alunos não é uma questão de pura geografia. Minha abertura à realidade negadora de seu projeto de gente é uma questão de real adesão de minha parte a eles e a elas, a seu direito de ser.

 
Paulo Freire defendia que problematizar as causas da opressão e reconhecer as pessoas como seres condicionados, mas não determinados, é um imperativo ético na relação educador-educando.

Sendo assim, a prática docente  

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Analisando as alternativas:

    A

    compreende a figura do professor como centro das relações educacionais, uma vez que este é uma autoridade intelectual frente a seus educandos podendo, assim, superar as desigualdades sociais.

    O aluno deve ser o centro das relações educacionais.

    B

    exige uma tomada de posição crítica frente ao mundo, visto que a educação é um ato político, uma forma de intervenção no mundo que só se afirma na relação entre sujeitos.

    C

    é uma atividade remunerada como qualquer outra, portanto, insere-se no sistema capitalista em que vivemos e, se tiver êxito, traduz os seus interesses.

    Paulo Freire defende o reconhecimento e a formação para a transformação da realidade.

    D

    deve tomar como referência a literatura e os conhecimentos sistematizados da área de atuação, dispensando uma aproximação com a cultura popular e os modos de viver dos alunos.

    Um dos aspectos da tendência Libertadora de Paulo Freire são os temas geradores, que nascem da realidade de vida dos alunos.

    E

    precisa reafirmar o direito de ser dos educandos, sendo fundamental lhes transferir o máximo de conhecimentos possíveis, em especial os conteúdos estabelecidos nos currículos nacionais, como forma de superar a opressão da classe social.

    A mera transmissão de conteúdos não garante a superação da opressão da classe social. É necessário diálogo, consideração com as realidades de vida.

            Estude com dedicação e nada no mundo poderá afastar você dos seus sonhos! ♥☺☻