SóProvas


ID
4118680
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da representação temática dos documentos, julgue o item seguinte.


Linguagem de indexação é um conjunto controlado de termos selecionados da linguagem natural, usado para representar, de forma abreviada, os assuntos dos documentos.

Alternativas
Comentários
  • Linguagem Documentária é uma linguagem padronizada que será usada dentro da minha biblioteca, dentro do meu sistema. Ou seja, os termos que eu extraí do documento estão em uma linguagem natural, ou seja, eles não receberam nenhum tipo de tratamento, eu só fiz um levantamento de termos. Depois, eu utilizo um instrumento da indexação, por exemplo, uma linguagem documentária e traduzo esses termos da linguagem natural para a linguagem padronizada.

    Fonte: GUIMARÃES, Ana Patrícia. Estratégia concursos: biblioteconomia para concurso, curso regular 2020. Disponível em: https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/curso-extensivo-2020-biblioteconomia-em-video-profa-ana-patricia/. Acesso em: dez. 2020.

  • Acrescentando...

    Conforme Austin (1993, p. 14):

    2.4 Linguagem de indexação. Um conjunto controlado de termos selecionados da linguagem natural usado para representar, de forma abreviada, os assuntos dos documentos.

    Gab. Certo

    AUSTIN, Derek. Diretrizes para o estabelecimento e desenvolvimento de tesauros monolíngues. Brasilia: IBICT/Senai, 1993. Disponível em: https://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/731/7/Diretrizes_estabelecimento_tesauros.pdf;Diretrizes

  • Existem substantivos e verbos, certo? Substantivo é quando temos uma palavra dando nome a algo/alguém. E verbo é uma demonstração de ação. Quando no cartaz, a pessoa substitui "cálice" por "cale-se" sm modificar estruturalmente o resto da oração para adequa-la ao verbo "cale-se", esse verbo assume então a forma de substantivo, já que toda a oração está construida para abrigar o substantivo, como a ideia do cartaz é "brincar" com as palavras, a gente fala que houve um substantivação do verbo "calar".