O óxido de etileno (ETO) é um dos métodos mais utilizados para esterilização, principalmente para os materiais termossensíveis, que são aqueles cujas características físicas sejam incompatíveis com os processos convencionais de esterilização por vapor e alta temperatura. Neste perfil se encaixam artigos respiratórios, cateteres, conexões plásticas de equipamentos médicos, seringas, embalagens de produtos estéreis, entre outros.
Como o ETO é um gás altamente penetrante, com grande difusibilidade e solubilidade, o material pode ser esterilizado diretamente em sua embalagens primária e secundária. Ele substitui os processos físicos de esterilização (calor seco e calor úmido) e processos químicos a frio – glutaraldeído e formaldeído.
Sobre as outras opções:
A) Calor seco = esterilização por estufa, flambagem, incineração e raios UV. A estufa elétrica é o método mais utilizado de calor seco.
B) Autoclavagem = calor úmido (vapor sob pressão) AUTOCLAVE
D) Vapor saturado sob pressão = técnica de Autoclavagem.
E) Flambagem = (calor seco) aquece-se o material, principalmente fios de platina e pinças, na chama do bico de gás, aquecendo-os até ao rubro. Este método elimina apenas as formas vegetativas dos microrganismos, não sendo portanto considerado um método de esterilização.
RESPOSTA: Letra C - Óxido de etileno.
BONS ESTUDOS!